Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Explosão de mina terrestre no Afeganistão mata nove crianças

Veículo que levava estudantes para uma escola foi atingido, neste sábado, na região noroeste do país; autoridades culpam grupo terrorista

Internacional|Da Agência EFE

Pelo menos nove crianças morreram e outra ficou ferida neste sábado (2) devido à explosão de uma mina terrestre, que atingiu o veículo que levava os menores para a escola, no noroeste do Afeganistão.

De acordo com o porta-voz da polícia da província de Takhar, Khalil Aseer, a detonação aconteceu por volta de 9h na hora local (1h30 de Brasília), em uma região controlada por talibãs no distrito de Darqad.

"Um terrorista talibã colocou uma mina terrestre no distrito de Darqad, que acabou com a vida de nove crianças inocentes, em idade escolar, e feriu outra", lamentou o agente.

De acordo comas informações oficiais, todos os mortos tinham 13 anos e iam para a escola primária do povoado de Tahireeha.

Publicidade

O porta-voz do governador da província, Jawad Hijri, informou à Agência Efe que todas as vítimas eram do sexto masculino e que seis corpos puderam ser identificados apenas.

De acordo com o representante da administração regional, os insurgentes instalaram minas nos últimos dias na localidade para impedir o avanço das forças de segurança afegãs.

Publicidade

O distrito de Darqad, que é considerado um dos mais inseguros da província, foi tomado diversas vezes pelos talibãs, e a última retomada pelos militares aconteceu apenas há dez dias.

A missão da ONU no Afeganistão lançou alerta recente que o número de vítimas entre civis aumentou no país. Entre 1º de julho e 30 de setembro deste ano foram 1.174 mortos e 3.139 feridos, o mais alto registrado em um único semestre desde 2009, quando começou a contabilização.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.