Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Extrema-direita entra pela 1ª vez na história no parlamento de Portugal

Partido Chega! obteve 1,3% dos votos nas eleições e elegeu o deputado André Ventura, que pediu calma aos que chamam de extremista e antidemocrático

Internacional|Da EFE

Extrema direita chega ao Parlamento português
Extrema direita chega ao Parlamento português Extrema direita chega ao Parlamento português

Um partido de extrema direita conquistou no domingo (6), pela primeira vez na história, uma cadeira no parlamento de Portugal.

O Chega! obteve 1,3% dos votos nas eleições realizadas neste domingo no país e elegeu o deputado André Ventura, que pediu calma aos que chamam de extremista e antidemocrático.

"Somos um partido democrático. Não há razão para alarmes nem ataques inusitados. O Chega! não vem para minar a democracia", prometeu Ventura após a divulgação dos resultados.

Leia também

Não é a primeira vez que a extrema direita disputa as eleições legislativas de Portugal, mas, neste ano, o Chega! foi beneficiado com a queda do Partido Social-Democrata (PSD), de centro-direita, que hoje obteve 28,4%, pior resultado desde 1983, e do democrata-cristão CDS-PP, agora a quinta força do parlamento, com apenas 4,3% da preferência do eleitorado.

Diante dos maus resultados, a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, já renunciou ao cargo e anunciou que convocará um congresso extraordinário do partido para encontrar um sucessor o mais rápido possível.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.