Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fronteira entre Iêmen e Arábia Saudita tem fortes confrontos; governo iemenita pede ofensiva terrestre

Explosões e forte tiroteio foram ouvidos e helicópteros sauditas sobrevoaram a área

Internacional|

Sauditas querem restituir presidente deposto por milícia
Sauditas querem restituir presidente deposto por milícia Sauditas querem restituir presidente deposto por milícia

Tropas sauditas entraram em confronto com militantes iemenitas Houthis nesta terça-feira, na mais intensa troca de agressões desde o início, na semana passada, de uma ofensiva aérea liderada pela Arábia Saudita, e o chanceler do Iêmen pediu aos sauditas que realizem uma urgente ofensiva terrestre.

A Arábia Saudita lidera, desde a última quinta-feira, uma coalizão de países árabes para lutar contra o grupo xiita Houthi, que emergiu como força mais poderosa do Iêmen, país mais pobre da Península Arábica, após ter assumido o controle da capital no ano passado.

Os sauditas dizem que seu objetivo é restituir o presidente Abd-Mansour Hadi, que se retirou do Iêmen na semana passada. Os Houthis são aliados do Irã, inimigo regional da Arábia Saudita, e recebem o apoio de divisões do Exército leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh, apeado do poder há três anos, em meio à “Primavera Árabe”.

Arábia Saudita anuncia ataques aéreos no Iêmen. Grupo responde e cita possível "guerra global"

Publicidade

Combates noturnos deixam ao menos 36 mortos no Iêmen

Moradores e fontes tribais no norte do Iêmen relataram trocas de tiros de artilharia e foguetes ao longo de várias partes da fronteira com a Arábia Saudita. Explosões e forte tiroteio foram ouvidos e helicópteros sauditas sobrevoaram a área, disseram as testemunhas e fontes.

Publicidade

No porto de Áden, no sul do país, combatentes Houthis e divisões aliadas do Exército pressionaram uma ofensiva contra forças leais a Hadi, na tentativa de capturar o último refúgio importante das forças do presidente ausente.

Ao menos 36 pessoas foram mortas quando as forças Houthis bombardearam as forças leais a Hadi em Áden. Caças da coalizão liderada pela Arábia Saudita bombardearam posições dos Houthis próximas ao aeroporto.

Publicidade

Mais a oeste, combatentes Houthis entraram em um base militar na costa do Mar Vermelho, de frente para o estratégico estreito de Bab el-Mandeb, disseram autoridades locais.

A via de transporte por navios do estreito de Bab el-Mangeb, que conecta o Mar Vermelho ao Golfo de Áden e ao Mar Árabe, é uma rota vital para mais de 3 milhões de barris de petróleo por dia, com destino a Europa, Ásia e Estados Unidos.

Perguntado por um entrevistador do canal de TV árabe Al-Arabiya Hadath se trabalhava em prol de uma intervenção terrestre por forças árabes, o chanceler iemenita, Riyadh Yaseen, respondeu: “Sim, estamos pedindo por isso, e o mais rápido possível, para que nossa infraestrutura seja salva e que os iemenitas sob cerco em várias cidades sejam salvos.”

Autoridades sauditas disseram ter reunido tropas ao longo da fronteira de modo a se preparar para uma possível ofensiva terrestre, mas não estabeleceram prazo para que isso ocorra.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.