Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guatemala: pelo menos 7 presos são decapitados em presídio

Massacre ocorreu durante uma rebelião em um dos pátios do cárcere; local opera com mais de 200% da capacidade

Internacional|Da EFE

Mídia local divulgou que vários outros detentos podem ter sido decapitados
Mídia local divulgou que vários outros detentos podem ter sido decapitados Mídia local divulgou que vários outros detentos podem ter sido decapitados

Pelo menos sete detentos foram decapitados na quarta-feira (19) durante uma rebelião em uma penitenciária no oeste da Guatemala. O massacre ocorreu por volta das 16h (local, 19h de Brasília) no município de Cantel, no departamento de Quetzaltenango, a cerca de 200 quilômetros a oeste da Cidade da Guatemala.

O motim ocorreu em um dos pátios da prisão, onde 2.252 detentos vivem em condições de superlotação, com mais de 200% da capacidade. Fontes da polícia confirmaram sete mortes à Agência Efe, embora a mídia local tenha divulgado que vários outros detentos decapitados podem ter sido identificados.

O Escritório de Prevenção da Tortura da Guatemala condenou a violência na penitenciária de Cantel e pediu para as autoridades assumirem o controle do espaço com urgência.

O Ministério Público e o Ministério do Interior, que está a cargo do sistema penitenciário, não forneceram informações oficiais sobre o que aconteceu.

Publicidade

No domingo (16), as autoridades relataram outro ataque armado em uma prisão na Cidade da Guatemala, que deixou um preso morto e um ferido. A vítima do ataque foi identificada como Gustavo Andretti Yordany Orozco Reyes, irmão do traficante Jorge Mario Moreira Reyes, conhecido como 'El Marino'.

De acordo com informações oficiais, nas 21 prisões ligadas ao Sistema Penitenciário existem 25.122 pessoas detidas, com uma estimativa de 52% dos detentos cumprindo penas e 48% em prisão provisória, além de uma superlotação de mais de 370%, segundo especialistas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.