Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guerra com a Rússia começou em 2014, diz presidente da Ucrânia

Volodmir Zelenski afirmou que confronto com Moscou só terminará quando ucranianos recuperarem a região da Crimeia

Internacional|

Volodmir Zelenski fez comentário durante tradicional pronunciamento noturno à nação
Volodmir Zelenski fez comentário durante tradicional pronunciamento noturno à nação Volodmir Zelenski fez comentário durante tradicional pronunciamento noturno à nação

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, disse nesta terça-feira (9) que a invasão russa de seu país "começou na Crimeia e deve terminar com a Crimeia” libertada e advertiu que não haverá paz duradoura no Mediterrâneo enquanto a Rússia puder usar o território ucraniano ocupado em 2014 como "base militar".

"A presença de ocupantes russos na Crimeia é uma ameaça para toda a Europa e para a estabilidade global. A região do mar Negro não pode estar segura enquanto a Crimeia estiver ocupada. Não haverá paz estável e duradoura em muitos países nas margens do Mediterrâneo enquanto a Rússia puder usar nossa península como sua base militar", afirmou Zelenski.

"Esta guerra russa contra a Ucrânia e contra toda a Europa livre começou com a Crimeia e deve terminar com a Crimeia, com sua libertação. Hoje é impossível dizer quando isso acontecerá", acrescentou.

Zelenski também denunciou que a Rússia transformou a península "em um dos lugares mais perigosos da Europa, [...] trouxe repressão em grande escala, problemas ambientais, desespero econômico e guerra à Crimeia".

Por fim, o presidente da Ucrânia informou que o governo lançou "a Plataforma da Crimeia, uma plataforma diplomática para o trabalho sobre a libertação da Crimeia".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.