Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irã e potências internacionais retomam negociações após vencimento do prazo

Países tentam dissuadir o governo iraniano da ideia de desenvolvimento de bomba atômica

Internacional|

As negociações sobre o polêmico programa nuclear do Irã, que acontecem na cidade de Lausanne (Suíça), entraram nesta quarta-feira (1) em seu sétimo dia, em uma tentativa final de alcançar um acordo, mesmo após o vencimento do prazo estipulado.

Após pouco mais de três horas de sono, os negociadores dos sete países retomaram as conversas e espera-se que os ministros de Relações Exteriores retomem logo sua reunião para dar o último impulso ao processo.

Alemanha, China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia, coordenados pela União Europeia, negociam intensamente com o Irã para conseguir um acordo que assegure que Teerã não tenha a capacidade de desenvolver a bomba atômica.

As partes não conseguiram cumprir com o prazo que elas mesmas tinham se imposto de alcançar o consenso à meia-noite de terça, mas espera-se que nesta manhã se limem as últimas diferenças e possam fazer algum tipo de anúncio sobre o que puderam pactuar até agora.

Publicidade

O dito anúncio seria feito pela alta representante de Relações Exteriores da União Europeia, Federica Mogherini, e pelo chanceler iraniano, Mohamad Javad Zarif.

As partes querem delinear um acordo-marco para poder resolver nos próximos três meses os detalhes técnicos e legais que permitam conseguir um tratado final que ponha fim a 12 anos de conflito nuclear. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.