Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem que esfaqueou turistas em Amsterdã cita "insultos" ao islã

Autor do ataque, que foi baleado e ferido pela polícia, está sendo tratado e teve custódia estendida para duas semanas nesta segunda-feira

Internacional|

Geert Wilders tem um discurso anti-islã
Geert Wilders tem um discurso anti-islã Geert Wilders tem um discurso anti-islã

Um homem que esfaqueou dois turistas norte-americanos na estação central de Amsterdã na semana passada citou o parlamentar holandês anti-islã Geert Wilders durante interrogatório policial e disse ter sido motivado por reconhecidos insultos ao Islã na Holanda, disseram procuradores nesta segunda-feira.

Leia também

O homem, identificado pela mídia holandesa como Jawed S., é um afegão de 19 anos com residência na Alemanha e que viajou a Amsterdã para realizar um ataque por conta do que disse terem sido repetidos insultos a Deus, ao Corão e ao profeta islâmico Maomé, disseram procuradores em comunicado.

Segundo os procuradores, o ataque tinha uma clara “motivação terrorista” e aconteceu após Wilders, um parlamentar de extrema-direita que faz campanha contra o Islã, cancelar planos de realizar uma competição na semana passada de caricaturas retratando o profeta Maomé.

“Ele citou Wilders, mas não disse nada sobre a competição de caricaturas”, segundo comunicado. “Até agora não há evidências de que o suspeito trabalhava com outros.”

Publicidade

Acompanhe o noticiário internacional do R7

As vítimas, ambas homens de 38 anos, ainda estão sendo tratadas em hospital. O autor do ataque, que foi baleado e ferido pela polícia, também está sendo tratado e teve custódia estendida para duas semanas nesta segunda-feira.

Publicidade

Procuradores disseram que a polícia da Alemanha havia realizado busca na casa do homem na Alemanha e apreendido dispositivos de memória de computador.

Veja a galeria:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.