Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maior onda de calor em 140 anos deixa ao menos 10 mortos em Xangai

Para ilustrar situação, emissora de TV chinesa conseguiu fritar um filé ao vivo no asfalto da cidade

Internacional|Do R7, com EFE e AFP

Chineses procuraram se refugiar do calor de todas as formas possíveis
Chineses procuraram se refugiar do calor de todas as formas possíveis Chineses procuraram se refugiar do calor de todas as formas possíveis

Ao menos dez pessoas morreram em Xangai desde sexta-feira (26) pela onda de calor mais intensa dos últimos 140 anos, indicou nesta quarta-feira (31) Leng Guangming, porta-voz do centro local de doenças e prevenção da cidade.

As vítimas morreram devido ao calor que, segundo as autoridades locais, vem afetando a cidade, onde as temperaturas ultrapassaram os 38º por oito dias consecutivos.

Hong Kong: famílias vivem em cubículos de 6 m²

República Tcheca nega asilo a ex-atriz pornô ucraniana perseguida em seu país

Publicidade

Veja a galeria do dia

Por conta desta inusitada onda de calor, os médicos locais recomendam os moradores da maior cidade da China, especialmente os mais velhos, a utilizarem o ar-condicionado, já que algumas das vítimas tinham o aparato desligado para economizar ou por medo de uma possível doença respiratória.

Publicidade

Para ilustrar o calor descomunal que afeta a cidade, a emissora local Xangai TV demonstrou ao vivo que, pondo um filé de carne sobre o pavimento de uma calçada, este mesmo ficava assado em 10 minutos, como em uma grelha ou um forno de assar carne (veja o vídeo abaixo).

A onda de calor, que também afeta uma dúzia de províncias no sul do país, obrigou às autoridades a estabelecer um mecanismo de alerta por possíveis emergências.

Publicidade

Grande parte da China está sofrendo as consequências de uma intensa onda de calor e segundo o serviço meteorológico nacional as temperaturas podem alcançar nesta quarta-feira 41 graus centígrados em várias províncias do leste e do centro do país.

Em Xangai, segundo os serviços meteorológicos, o pico de temperatura foi de 39,8º na tarde desta quarta-feira. A onda de calor também provocou um grande movimento nas piscinas públicas, ainda mais cheias que de costume.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.