Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Manifestantes ocupam ministério em Beirute e exigem renúncia de ministro

Internacional|

Por Sylvia Westall e Tom Perry

BEIRUTE (Reuters) - Manifestantes ocuparam o Ministério do Meio Ambiente na capital libanesa nesta terça-feira e exigiram a renúncia do ministro Mohamad Al Machnouk devido a uma crise de coleta de lixo, no mais recente de uma série de protestos que tem paralisado o sistema político local.

A campanha "Você Fede", contrária ao governo, levou milhares de libaneses descontentes às ruas nas últimas semanas em uma mobilização sem precedentes comandada por grupos da sociedade civil que agem independentemente de grandes partidos sectários.

"Machnouk - fora, fora, fora!", gritavam dezenas de manifestantes amontoados no corredor do ministério. Eles contaram ter entrado pacificamente em pequenos grupos antes dos seguranças bloquearem a entrada principal do prédio.

Publicidade

Cerca de 9 horas após o início, o protesto terminou tarde da noite com a saída de todos os manifestantes do prédio. Algumas pessoas entrevistadas pela New TV disseram que a polícia agrediu participantes enquanto os forçava a deixar o local.

O ministro do Interior disse que um acordo havia sido alcançado para que os manifestantes saíssem pacificamente, segundo a Agência de Notícias Nacional libanesa.

Publicidade

"Hoje mostramos que este governo não quer ouvir seu povo", disse Mawan Maalouf, um dos organizadores, à New TV. "Vamos continuar nosso movimento."

Centenas de manifestantes se reuniram em frente ao ministério e alguns entraram em confronto com tropas de choque ao anoitecer. "O povo quer a queda do regime!", gritavam. O Ministério do Interior disse que a polícia foi atingida com garrafa d'água, fogos de artifício e pedras.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.