Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mario Abdo Benítez é o novo presidente do Paraguai

Decisão aponta para mais cinco anos de políticas pró-negócios no quarto maior exportador de soja do mundo

Internacional|Do R7

Mario Benítez faz discurso para eleitores em Assunção
Mario Benítez faz discurso para eleitores em Assunção Mario Benítez faz discurso para eleitores em Assunção

O candidato do Partido do Colorado, Mario Abdo Benítez, venceu as eleições presidenciais de domingo, segundo resultados oficiais, com 96% dos votos apurados, apontando para mais cinco anos de políticas pró-negócios no maior produtor de soja.

A autoridade eleitoral do país disse que o ex-senador de 46 anos, que fazia campanha em uma plataforma anticorrupção, tinha uma vantagem "irreversível" sobre seu principal rival, Efrain Alegre, advogado da coalizão GANAR de centro-esquerda.

"Meu governo estará comprometido em ganhar a confiança daqueles que não nos acompanharam", disse Abdo em seu discurso de aceitação.

Abdo tinha 46,49% dos votos para os 42,72% de Alegre, disse o diretor do tribunal eleitoral do Paraguai, Jaime Bestard, na televisão. "O presidente eleito do Paraguai é Mario Abdo", disse Bestard.

Publicidade

Abdo apoia as atuais políticas de baixa tributação destinadas a estimular o investimento estrangeiro e a produção agrícola no quarto maior exportador de soja do mundo e um importante fornecedor de carne bovina.

A margem de vitória foi muito mais apertada do que o indicado pelas pesquisas de opinião pré-eleitorais, que deram a Abdo uma vantagem de intenção eleitoral de 18 a 20 pontos. Alegre disse que não cederia a corrida até que todas as cédulas fossem contadas e confirmadas.

Publicidade

Abdo preparou o palco para governar com uma minoria no Congresso, pedindo diálogo com os partidos da oposição. Ele prometeu combater a pressão para aumentar os impostos, apesar dos pedidos da oposição por uma taxa sobre as exportações de soja.

O presidente cessante, Horacio Cartes, que tentou mudar a constituição para permitir que ele buscasse um segundo mandato, ganhou uma cadeira no Senado na votação de domingo.

Publicidade

Abdo é filho do falecido secretário particular do ditador Alfredo Stroessner, que governou o Paraguai com mão de ferro durante 35 anos. Abdo tinha 16 anos quando o governo de Stroessner terminou em 1989.

Mais cedo no domingo, Abdo visitou o túmulo de seu pai, como fez no dia da eleição primária em dezembro, quando ganhou a indicação do Partido Colorado.

As políticas conservadoras de Abdo e a história da família eram uma preocupação para alguns eleitores que tinham dúvidas sobre seu compromisso de limpar o governo.

“Este é um país de corrupção e, até terminarmos, não avançaremos. Mario Abdo é filho da ditadura e acho que ele não vai governar bem ”, disse Edgar González, de 45 anos, em seu caminho de saída de uma escola secundária no bairro de classe média alta de Trinidad, em Assunção.

O pai de Abdo também foi chamado Mario, dando o apelido de "Marito" ou "Little Mario" para seu filho, como é popularmente conhecido.

Cerca de 4,2 milhões de paraguaios estiveram aptos para votar nas eleições, nas quais todos os assentos no Congresso estavam prontos para a eleição. O novo presidente vai assumir o cargo em 15 de agosto. Os resultados das eleições parlamentares oficiais devem ser anunciados nos próximos dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.