Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Os cosmonautas russos 'foram, são e serão amigos muito queridos', diz astronauta americano

Tensão entre os dois países por causa da guerra na Ucrânia não afetou a convivência da tripulação na Estação Espacial

Internacional|

Astronauta da Nasa Mark Vande Hei após retornar da Estação Espacial Internacional
Astronauta da Nasa Mark Vande Hei após retornar da Estação Espacial Internacional Astronauta da Nasa Mark Vande Hei após retornar da Estação Espacial Internacional

O astronauta da Nasa Mark Vande Hei disse nesta terça-feira (5) que a coexistência entre americanos e russos na Estação Especial Internacional (ISS, na sigla em inglês) foi positiva, apesar da tensão entre os dois países em relação à invasão russa da Ucrânia.

Mark Vande Hei aterrissou na última quarta-feira (30) no Cazaquistão em uma cápsula russa que o trouxe de volta à Terra junto com os cosmonautas russos Anton Chkaplerov e Piotr Dubrov.

Os cosmonautas russos "foram, são e serão amigos muito queridos", disse ele. "Nunca houve qualquer preocupação com a minha capacidade de continuar trabalhando com eles", afirmou a repórteres no Texas.

Vande Hei confirmou que a invasão russa da Ucrânia foi um tópico de diálogos na ISS. As conversas foram "principalmente sobre como eles se sentiram sobre isso, e essas são coisas que eu prefiro deixar que eles compartilhem", disse o astronauta americano.

Publicidade

Moscou e Washington são parceiros na gestão da ISS, e a Nasa garantiu que a cooperação entre os dois países continua sem obstáculos, apesar dos atritos entre os dois governos.

No entanto, o chefe da agência espacial russa, Dmitri Rogozin, lançou mensagens inflamadas e ameaçadoras no Twitter nas últimas semanas.

Publicidade

Leia também

Mark Vande Hei disse que não acessava as redes sociais, mas soube das declarações por sua esposa.

Vande Hei, de 55 anos, detém o recorde de dias no espaço: 523. Na última missão, ele passou 355 dias consecutivos a bordo da ISS.

Publicidade

O objetivo de uma missão tão longa era observar os efeitos prolongados do ambiente espacial nos humanos, antecipando futuras missões de longo alcance, como a Marte, por exemplo.

O recorde de permanência no espaço pertencia ao russo Valeri Polyakov, que passou 437 dias na estação Mir entre 1994 e 1995.

Astronauta tira fotos de diversos países vistos do espaço

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.