Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paraguai vai às urnas em eleição geral com tendência conservadora

O conservador Mario Benítez e o liberal Efraín Alegre disputam a presidência do Paraguai neste domingo (22). Benítez é o favorito nas pesquisas

Internacional|Fábio Fleury, do R7, com agências internacionais

Mario Benitez (e) e Efraín Alegre (d) lideram as pesquisas eleitorais no Paraguai
Mario Benitez (e) e Efraín Alegre (d) lideram as pesquisas eleitorais no Paraguai Mario Benitez (e) e Efraín Alegre (d) lideram as pesquisas eleitorais no Paraguai

Neste domingo (22), os eleitores do Paraguai irão às urnas para escolher um novo presidente, além de 45 senadores, 80 deputados, 17 governadores e os parlamentares dos 17 estados. Será a sétima eleição desde o fim da ditadura do general Alfredo Stroessner, em 1989.

Em um clima de pouca empolgação entre os eleitores, o favorito para vencer a eleição presidencial é o conservador Mario Abdo Benítez, do Partido Colorado. Nas pesquisas, ele aparece bem à frente do segundo colocado, Efraín Alegre, do partido liberal PRLA.

Baixa participação

Como o voto é opcional no Paraguai, espera-se que 50 a 70% dos pouco mais de 4 milhões de eleitores regularizados participem da eleição, o que poderia garantir que os colorados continuem liderando o governo como fazem há quase 70 anos.

Publicidade

Benítez, que é conhecido pelo eleitorado como 'Marito', diz que pretende manter a política econômica do atual presidente, Horácio Cartes, baseada principalmente em exportação agrícola e que ajudou o país a crescer mais de 4% todos os anos na última década.

Por sua vez, Alegre tenta repetir o feito do ex-bispo e ex-presidente Fernando Lugo, único candidato de fora do Partido Colorado a vencer uma eleição, pela coligação Frente Ampla, em 2008. Lugo acabou destituído do cargo em 2012, em um julgamento considerado político.

O escolhido pelos eleitores tomará posse no próximo dia 15 de agosto, para um mandato de 5 anos, sem direito à reeleição. Os senadores e deputados tomam posse antes, em julho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.