Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Partido anti-imigração deve ter avanços eleitorais na Suécia

Fluxo de 163 mil requerentes de asilo em 2015 polarizou os eleitores no país, que era visto como um bastião dos valores liberais

Internacional|

Suecos votam neste domingo (9) em cenário polarizado
Suecos votam neste domingo (9) em cenário polarizado Suecos votam neste domingo (9) em cenário polarizado

Os suecos votam neste domingo (9) em uma eleição dominada por temores em relação aos requerentes de asilo e ao bem-estar social, com o partido anti-imigração Democratas da Suécia competindo para se tornar o maior partido em um país há muito visto como um bastião dos valores liberais.

Os partidos de extrema-direita alcançaram ganhos espetaculares em toda a Europa nos últimos anos, depois de uma crise de refugiados provocada pela guerra civil na Síria e por conflitos no Afeganistão e em partes da África.

Na Suécia, o fluxo de 163 mil requerentes de asilo em 2015 polarizou os eleitores, fracionando o consenso político e poderia dar aos Democratas Suecos, um partido com raízes na periferia da supremacia branca, o veto sobre quem formará o próximo governo.

Leia também

"Os partidos tradicionais não conseguiram responder ao sentimento de descontentamento que existe", disse Magnus Blomgren, cientista social da Universidade Umea.

Publicidade

"Esse descontentamento talvez não esteja diretamente relacionado ao desemprego ou à economia, mas é simplesmente uma perda de fé no sistema político." A Suécia não está sozinha nisso.

O bloco de centro-esquerda, que une a minoria que governa os partidos Social-Democrata e Verde com o Partido da Esquerda, é apoiado por cerca de 40% dos eleitores, segundo pesquisas recentes, com uma pequena vantagem sobre o bloco da Aliança de centro-direita.

Publicidade

Os Democratas Suecos, que querem que o país deixe a União Europeia e ponha fim à imigração, têm cerca de 17%, acima dos 13% que conseguiram na votação de 2014, sugerem pesquisas de opinião.

Mas o seu apoio foi amplamente subestimado antes da eleição anterior e algumas pesquisas online deram a eles até 25%, um resultado que provavelmente faria deles o maior partido, destronando os Sociais-Democratas pela primeira vez em um século.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.