Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Península coreana é um "barril de pólvora nuclear", diz Coreia do Norte

Ministro ressaltou que seu país tem força militar para responder a qualquer ataque dos EUA

Internacional|

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Su Yong, alertou nesta terça-feira (3) que "a península coreana é um perigoso barril de pólvora nuclear" e que seu país tem força militar suficiente para dissuadir ou responder a qualquer ataque dos Estados Unidos.

"A Coreia do Norte tem força para dissuadir os EUA e fazer ataques preventivos, se for necessário", declarou o enviado de Pyongyang à Conferência de Desarmamento das Nações Unidas em Genebra.

Ri também fará nesta terça-feira um discurso no Conselho de Direitos Humanos da organização multilateral. O ministro afirmou que a "ameaça nuclear dos Estados Unidos" contra seu país "é um assunto prático e físico, de nenhuma maneira potencial ou abstrato".

Pastor canadende está desaparecido na Coreia do Norte

Publicidade

Norte-coreana foge da Coreia do Norte e relata horrores do campo de trabalho

Em seguida, disse que as atividades militares conjuntas que EUA e Coreia do Sul realizam desde ontem em território sul-coreano "constituem, por sua natureza, uma provocação sem precedentes e têm a alta possibilidade de fazer explodir uma guerra".

Publicidade

Após o início das atividades militares em grande escala, a Coreia do Norte disparou dois mísseis que atravessaram todo o país até cair a cerca de 490 quilômetros de distância no Mar do Leste (Mar do Japão), provocando protestos formais do Japão.

"Em caso de guerra na península, os EUA e seu subordinado serão inteiramente responsáveis pelas consequências", disse Ri, que insistiu que "a ameaça de um lado provocará a reação do outro".

Publicidade

Ele ressaltou que "o tempo em que os EUA eram uma ameaça nuclear unilateral para Coreia o Norte se foi para sempre", em uma ameaça a mais. "A resposta da Coreia do Norte vai depender se os EUA terminarão com sua política hostil ou não", comentou Ri.

A Conferência de Desarmamento é o fórum das Nações Unidas no qual foram alcançados os maiores avanços históricos sobre o tema, mas, na prática, as atividades estão paralisadas há mais de uma década.

"A realidade da península coreana mostra quem é preciso ser responsabilizado pelo retrocesso global do processo de desarmamento nuclear.

A Coreia do Norte não pode fazer outra coisa a não ser manter sua capacidade de dissuasão nuclear para enfrentar as cada vez maiores ameaças nucleares dos EUA.", disse o representante norte-coreano às delegações diplomáticas de 65 países. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.