Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisa aponta queda de Johnson e cria dúvida em eleição britânica

Instituto reduziu previsão sobre uma maioria provável do premiê para 28 cadeiras, há duas semanas atrás, a estimativa era de uma maioria de 68

Internacional|

Um grande instituto de pesquisa reduziu sua previsão a respeito da maioria a ser conquistada pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, na eleição de quinta-feira (12), dizendo que a disputa ficou mais acirrada e que o premiê não pode mais contar com uma vitória garantida.

O YouGov, que previu com exatidão o resultado da última eleição de dois anos atrás graças a uma pesquisa elaborada que estima o desfecho de zonas eleitorais específicas, reduziu sua previsão sobre uma maioria provável de Johnson para 28 cadeiras -- duas semanas atrás a estimativa era de uma maioria de 68.

Os resultados possíveis ainda variam de uma vitória arrasadora para os conservadores de Johnson a um Parlamento sem maioria e sem um partido no controle.

Leia também

Previsões para a eleição

Publicidade

A votação de 12 de dezembro vem sendo descrita por todos os partidos como a mais importante de que se tem lembrança no Reino Unido. O premiê pede uma grande maioria para poder retirar o país da União Europeia rapidamente, e o Partido Trabalhista, a maior sigla da oposição, promete um novo referendo sobre o Brexit e a reestatização de prestadoras de serviço e ferrovias, em sua plataforma mais à esquerda em décadas.

O modelo do YouGov indicou que os conservadores, de Johnson, estão a caminho de conquistar 339 das 650 cadeiras da Câmara dos Comuns, ou 43% dos votos, e os trabalhistas 231 assentos, ou 34% dos votos.

Publicidade

Esse seria o melhor desempenho dos conservadores em termos de assentos desde a vitória de Margaret Thatcher em 1987, mas o YouGov disse que a quantidade de vagas dos governistas pode variar entre 311 e 367.

"Não poderia ser mais apertado", disse Johnson, o garoto-propaganda da campanha pela separação britânica no referendo de 2016, nesta quarta-feira ao ser indagado sobre a disputa acirrada vista nas pesquisas de opinião.

Publicidade

"Estou dizendo a todos que é muito real o risco de estarmos rumando para mais um Parlamento sem maioria amanhã, isso é mais vacilação, mais hesitação, mais atraso, mas paralisia para este país".

A libra despencou imediatamente após a sondagem em comparação com o dólar.

Johnson convocou a eleição antecipada para romper com o que chamou de paralisia do sistema político britânico após mais de três anos de crise sobre como, quando e até se a nação deve deixar a UE.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.