Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do Democrata de Iowa renuncia após caos em contagem

A apuração da votação das primárias no Estado foi problemática e gerou muitas dúvidas; o aplicativo desenvolvido pelo partido não funcionou

Internacional|Do R7

O presidente do Partido Democrata no Estado norte-americano de Iowa, Troy Price, renunciou nesta quarta-feira (12) após a falha de aplicativo de contagem de votos e um sistema de backup telefônico atrasarem por diversos dias o resultado do influente caucus presidencial no Estado.

Leia mais: Direção do Partido Democrata pede recontagem das prévias em Iowa

"Democratas mereciam mais do que o ocorrido na noite do caucus", disse Price em um comunicado divulgado pelo partido. De acordo com o New York Times, os locais de votação iriam enviar os resultados através de um aplicativo feito pelo partido Democrata. Contudo, eles não conseguiram acessar a rede, tampouco usar as linhas estabelecidas.

Resultados atrasados

Após uma contagem caótica e muito questionada, finalmente saiu o resultado do 'caucus' do Partido Democrata no Estado americano de Iowa: o ex-prefeito Pete Buttigieg venceu por uma pequena margem o senador Bernie Sanders.

Publicidade

Buttigieg obteve 564 (26,2%) delegados estaduais contra 562 (26,1%) de Sanders e, portanto, colocou-se à frente na corrida para enfrentar o presidente Donald Trump nas eleições de novembro.

Sanders, no entanto, ganhou o voto popular, recebendo 45.826 votos (26,6%) em comparação com 43.195 (25%) do Buttigieg. Em terceiro lugar, ficou a senadora Elizabeth Warren, com 387 delegados (18%), seguida pelo ex-vice-presidente Joe Biden, com 341 (15,8%) e pela senadora Amy Klobuchar, com 264 (12,3%).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.