Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente sírio substitui cinco ministros e cria duas novas pastas

Bashar al Assad criou os ministérios do Trabalho e Assuntos Sociais

Internacional|

O presidente sírio, Bashar al Assad, realizou neste sábado (9) uma reforma no governo em que substituiu cinco ministros e criou duas novas pastas, informou a agência oficial de notícias "Sana". Através de um decreto presidencial, Assad criou o Ministério do Trabalho, que será dirigido por Hassan Hijazi, e o de Assuntos Sociais, cuja titular será Kinda Shamat.

Além disso, Hussein Farzat foi nomeado novo ministro da Habitação; Ahmad Qadiri, de Agricultura; Suleiman Abbas, de Petróleo; Ismail Ismail, de Finanças, e Hussein Arnous, de Obras Públicas.

Fontes diplomáticas sírias explicaram hoje à Agência Efe que a remodelação representa a introdução de pequenas mudanças no gabinete, onde estão os pesos pesados do regime. A última vez que Assad trocou vários ministros foi em junho, quando nomeou duas figuras da oposição interna no gabinete do então primeiro-ministro Riad Hiyab, que desertou em agosto e foi substituído por Wael al Halqi.

A mudança coincide com um momento em que avalia a possibilidade de um diálogo entre o governo e a oposição, depois que o líder da Coalizão Nacional das Forças da Revolução e a Oposição Sírias (CNFROS), Ahmed Muaz al-Khatib, se mostrasse disposto a negociar para conseguir a verba do regime.

Em entrevista, o ministro de Informação sírio, Omran al Zubi, destacou ontem à noite que a Síria está caminhando para uma conferência de diálogo nacional "sem condições prévias e sem a exclusão de ninguém".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.