Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin diz que Rússia está disposta a negociar sobre Ucrânia

Um assessor do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, disse que Putin precisa reconhecer que é a Rússia que não quer nenhuma negociação

Internacional|

O presidente russo, Vladimir Putin, participa de entrevista após reunião do Conselho de Estado
O presidente russo, Vladimir Putin, participa de entrevista após reunião do Conselho de Estado O presidente russo, Vladimir Putin, participa de entrevista após reunião do Conselho de Estado

A Rússia está pronta para negociar com todas as partes envolvidas na guerra na Ucrânia, mas Kiev e seus apoiadores ocidentais têm se recusado a se envolver em negociações, disse o presidente russo, Vladimir Putin, em entrevista transmitida neste domingo (25).

A invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, desencadeou o conflito mais letal na Europa desde a 2ª Guerra Mundial e o maior confronto entre Moscou e o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962.

Não há, até agora, um fim à vista para a guerra.

O Kremlin diz que vai lutar até que todos os seus objetivos sejam alcançados, enquanto Kiev afirma que não vai descansar até que todos os soldados russos sejam expulsos de todo o seu território, incluindo a Crimeia, que a Rússia anexou em 2014.

Publicidade

"Estamos prontos para negociar com todos os envolvidos sobre soluções aceitáveis, mas isso é com eles — não somos nós que nos recusamos a negociar, são eles", disse Putin à televisão estatal Rossiya 1 na entrevista.

O diretor da CIA, William Burns, declarou em entrevista publicada neste mês que, embora a maioria dos conflitos termine em negociação, a avaliação da agência é que a Rússia ainda não levou a sério uma negociação real para acabar com a guerra.

Publicidade

Um assessor do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, disse que Putin precisa voltar à realidade e reconhecer que é a Rússia que não quer nenhuma negociação.

"A Rússia atacou sozinha a Ucrânia e está matando cidadãos", disse Mykhailo Podoliak no Twitter. "A Rússia não quer negociações, mas tenta evitar responsabilidades."

Publicidade

Putin afirmou que a Rússia está agindo na "direção certa" na Ucrânia porque o Ocidente, liderado pelos Estados Unidos, está tentando isolar a Rússia. Washington nega que esteja tramando o colapso da Rússia.

"Acredito que estamos agindo na direção certa, estamos defendendo nossos interesses nacionais, os interesses de nossos cidadãos, nosso povo. E não temos outra escolha a não ser proteger nossos cidadãos", disse Putin.

Questionado se o conflito geopolítico com o Ocidente estava se aproximando de um nível perigoso, Putin declarou: "Não acho que seja tão perigoso".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.