Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quase 100% da população urbana da União Europeia está exposta à poluição atmosférica

Especialista afirma que essa situação foi gerada pelas normas menos estritas dos países que pertencem ao bloco europeu

Internacional|

Apenas 4% da população da União Europeia não está exposta a partículas finas de poluição
Apenas 4% da população da União Europeia não está exposta a partículas finas de poluição Apenas 4% da população da União Europeia não está exposta a partículas finas de poluição

Apesar da redução das emissões, graças às restrições impostas para combater o coronavírus, 96% dos residentes urbanos da União Europeia (UE) estiveram expostos a partículas finas acima dos limites em 2020, advertiu a Agência Europeia de Meio Ambiente (Aema) nesta sexta-feira (1º).

Pelo menos "96% da população urbana esteve exposta a concentrações de partículas finas (PM2,5) superiores ao valor médio anual de 5 microgramas (µg) por metro cúbico recomendado pela OMS", que endureceu suas normas em setembro, alertou a Aema.

Como as normas europeias são menos estritas e estão fixadas em 15 µg/m³ para as partículas finas, apenas 1% da população das cidades vive acima do limite.

"Os dados põem em evidência a distância que separa as normais legais da UE — estabelecidas, em sua maioria, em torno do ano 2000 — e as últimas diretrizes de 2021 da Organização Mundial da Saúde (OMS) [...] baseadas em um exame profundo dos testes científicos sobre como a poluição atmosférica prejudica a saúde", disse à AFP Alberto González Ortiz, especialista em qualidade do ar da Aema. 

Segundo ele, está sendo feita uma revisão das diretrizes europeias sobre o tema, com o objetivo de ajustar as normas adotadas em relação às recomendações da OMS.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.