Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reunião do Mercosul é marcada por tensão com Caracas 

Chanceler venezuelana acusou grupo de boicote

Internacional|Ansa

Susana Malcorra, ministra das relações exteriores da Argentina, durante coletiva sobre o Mercosul
Susana Malcorra, ministra das relações exteriores da Argentina, durante coletiva sobre o Mercosul Susana Malcorra, ministra das relações exteriores da Argentina, durante coletiva sobre o Mercosul

A reunião dos chanceleres do Mercosul foi marcada por muita tensão nesta quarta-feira (14) em Buenos Aires por causa da crise entre a Venezuela e Brasil e Argentina.

Segundo a ministra venezuelana, Delcy Rodriguez, houve um boicote ao seu país — que foi suspenso formalmente do Mercosul. A representante de Nicolás Maduro chegou nesta manhã à capital argentina, ao lado de seu homólogo boliviano, David Choquehanca, e foi recebida pela anfitriã Susana Malcorra.

Os dois foram encaminhados para uma sala onde iriam se encontrar com os representantes de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Venezuela nega ter sido suspensa do Mercosul

Publicidade

Maduro afirma que ninguém pode tirar Venezuela do Mercosul

Rodriguez chegou a postar uma foto no Twitter em que afirma que está "esperando pelos chanceleres" dos outros países.

Publicidade

No entanto, quase ao mesmo tempo, o chanceler José Serra postou uma outra foto em que aparece ao lado dos outros três representantes em outra sala. Furiosa, Rodriguez deixou o local e improvisou um "comício" à frente do Palácio San Martin.

"Há um golpe de Estado em curso no Mercosul. Se não deixarem a gente entrar pela porta, nós entraremos pela janela. Viemos para defender a dignidade de nosso povo", disse a representante de Caracas.

Publicidade

Mesmo passando horas no local, Rodriguez não foi recebida pelos outros membros do Mercosul, que definiram que a Argentina assumirá a Presidência temporária do bloco, mesmo sem os venezuelanos terem exercido essa função.

“Todas as pragas caíram sobre a Venezuela”: moradores do país falam sobre fome e crise

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.