Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia nega qualquer envolvimento em caso Snowden

Internacional|

MOSCOU, 25 Jun (Reuters) - A Rússia disse nesta terça-feira que não vai aceitar qualquer responsabilidade pela tentativa do ex-prestador de serviço da agência de espionagem dos EUA Edward Snowden de fugir da Justiça norte-americana, e considerou as acusações feitas por Washington "infundadas e inaceitáveis".

"Ele escolheu o seu itinerário por conta própria. Nós fomos informado sobre isso... a partir da mídia. Ele não cruzou a fronteira com a Rússia", disse o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, em entrevista coletiva conjunta com seu homólogo da Argélia, em Moscou.

"Consideramos que as tentativas de acusar a Rússia de violar as leis norte-americanas, e praticamente de envolvimento em uma conspiração, são absolutamente infundadas e inaceitáveis."

Os comentários de Lavrov foram os primeiros de um autoridade do alto escalão do governo russo desde que Snowden chegou ao aeroporto de Moscou a partir de Hong Kong, no domingo, dando início a uma perseguição que tem desgastado os laços entre Washington e Pequim, e ameaçou as relações EUA-Rússia.

Publicidade

Washington disse que acredita que ele ainda está em Moscou. Ele não foi visto por jornalistas no aeroporto de Sheremetyevo e não se tem conhecimento que ele tenha deixado a área de trânsito.

Uma fonte do aeroporto confirmou à Reuters que Snowden tinha chegado de Hong Kong na tarde de domingo. A fonte disse que Snowden tinha passagem para embarcar num voo para Havana na segunda-feira, mas que não a utilizou. A fonte não disse onde Snowden estava agora.

Publicidade

O presidente russo, Vladimir Putin, tem mantido silêncio sobre Snowden desde a chegada dele a Moscou, e o porta-voz presidencial disse que o ex-espião da KGB não tem nenhuma informação sobre o paradeiro do norte-americano.

(Reportagem de Steve Gutterman)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.