Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia quer montar base militar no litoral da Venezuela

Moscou também estaria tentando abrir bases no Egito, Nicarágua, Ilhas Seicheles e Cingapura

Internacional|Do R7

A Rússia quer montar uma base militar no litoral da Venezuela, revelou o vice-ministro da Defesa, Nikolai Pankov, de acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo publicadas esta semana.

O local seria uma base aeronaval ou, ao menos, um centro de apoio técnico para navios e aviões de ataque em missão de longa distância.

Alguns dias atrás, já havia circulado a notícia de que a Rússia iria construir uma base naval permanente na Síria para ampliar a presença militar em seu aliado mais próximo no Oriente Médio.

A medida, também anunciada por Pankov, é mais um indício de que a Rússia está intensificando sua atuação na Síria, apesar de uma redução parcial de seus efetivos em março, e mais um sinal de que se prepara para dar apoio para o presidente sírio, Bashar al Assad, por um longo período.

Publicidade

Governo da Venezuela e oposição anunciam abertura de diálogo em meio a protestos

Parlamento venezuelano declara “ruptura da ordem constitucional”

Publicidade

"Ao fazer isso, a Rússia está não só reforçando seu potencial militar na Síria, mas em todo o Oriente Médio", disse o senador Igor Morozov, membro da câmara alta do Comitê de Assuntos Internacionais do parlamento russo, à agência de notícias RIA.

O plano base, que irá incluir a atualização e a expansão de uma instalação naval já existente no porto de Tartus, que Moscou arrenda da Síria, é parte de uma iniciativa para ampliar ou criar uma nova presença militar no exterior.

Publicidade

O jornal Izvestia relatou que Moscou também está conversando sobre a abertura de uma base aérea no Egito, e o diário estatal Rossiskaya Gazeta noticiou que a Rússia querer também bases na Nicarágua, Ilhas Seicheles e Cingapura.

Em atrito com Washington por causa da Síria e da Ucrânia, a Rússia se envolveu em uma verdadeira medição de forças nas últimas semanas, enviando mísseis terra-ar S-300 para Tartus, mísseis de capacidade nuclear para seu encrave europeu de Kaliningrado e intensificando sua força de ataque na Síria.

O Ministério da Defesa russo disse que os paraquedistas russos participam, pela primeira vez, de exercícios militares em solo egípicio neste mês.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.