Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Site de extrema direita marca marcha antissemita no Dia de Martin Luther King

Criador do site espera prometeu levar terroristas do Hamas à manifestação

Internacional|Do R7

O site Daily Stormer, conhecido por suas publicações antissemitas e de extrema direita, e por declarar que o holocausto não aconteceu, está causando alarde na cidade de Whitefish, em Montana, nos EUA. O portal, gerenciado pelo blogueiro Andrew Anglin, declarou nesta semana que irá promover, no dia 15 de janeiro, um protesto contra a comunidade judaica na cidade. O grupo estaria fazendo isso pois acredita que o líder de movimentos de "supremacia branca" — abertamente racista — Richard Spencer estaria sendo oprimido por rivais e organizações judaicas e defensores dos direitos humanos.

A data escolhida pelo grupo para a manifestação coincide com o Dia de Martin Luther King, um feriado nacional nos EUA que ocorre na terceira segunda-feira de todo o mês de janeiro. O feriado celebra os avanços sociais conquistados pelo ativista negro de mesmo nome. Martin Luther King lutava contra o antissemitismo, especialmente dentro da comunidade negra estadunidense.

O portal inclui editorias como Mundo, EUA, Guerra Racial e Problema Judeu
O portal inclui editorias como Mundo, EUA, Guerra Racial e Problema Judeu O portal inclui editorias como Mundo, EUA, Guerra Racial e Problema Judeu

Além do protesto, Anglin disse estar recebendo uma grande doação financeira que será usada para levar mais pessoas à manifestação. Ele diz que pode, inclusive, trazer ao evento alguém do Hamas do Oriente Médio, organização considerada terrorista pelo governo dos EUA e de Israel.

Foto de ativista negra desafiando sozinha neonazistas se torna símbolo de luta contra racismo

Publicidade

Na sexta-feira (30), Richard Spencer disse que não acredita que a marcha irá acontecer, e fez um vídeo dizendo que para ele, a marcha é apenas uma piada. Desde então, ele tem usado seu Twitter para desejar feliz ano novo aos seus fãs e criticar outro movimento, chamado "New Right".

Andrew Anglin começou sua carreira com o blog Total Fascism, em 2012, e desde então tem construído uma comunidade que ele denomina “Troll Army”, usada para perseguir adversários políticos na internet. Em 2013, o Total Fascism foi substituído pelo Daily Stormer, um site mais focado em notícias e conteúdo sugerido por membros do fórum interno. Os alvos de Anglin incluem a parlamentar inglesa Luciana Berger, a ativista australiana Mariam Veiszadeh e uma representante de marketing Alison Rapp, que foi demitida da produtora de videogames Nintendo após uma campanha organizada por Anglin.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.