Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Taiwan alerta que a China tem capacidade de bloquear território

Segundo relatório do governo da ilha, as forças armadas chinesas podem cortar o acesso por mar, ar e fazer invasões anfíbias

Internacional|

Marinha da China tem capacidade para isolar Taiwan se acontecer ofensiva, diz ministério
Marinha da China tem capacidade para isolar Taiwan se acontecer ofensiva, diz ministério Marinha da China tem capacidade para isolar Taiwan se acontecer ofensiva, diz ministério

A China é capaz de bloquear os principais portos e aeroportos de Taiwan para cortar suas conexões de transporte, advertiu nesta terça-feira (9) o ministério da Defesa da ilha.

Taiwan vive sob ameaça constante de uma invasão chinesa, que considera a ilha de governo democrático como uma parte de seu território que deve ser incorporado, inclusive pela força.

Pequim aumentou a pressão, com incursões de aviões militares, desde que a presidente Tsai Ing-wen assumiu o poder em 2016. Ela considera que a ilha é uma nação soberana e não parte da China.

Pequim reforçou sua capacidade de ataque por ar, mar e terra contra a ilha, afirmou o ministério taiwanês da Defesa em um relatório bianual publicado nesta terça-feira.

Publicidade

Esta capacidade inclui impor um "bloqueio às nossas principais docas, aeroportos e rotas de voos de saída, cortar nossas linhas de comunicação por ar e mar", afirma o documento.

O relatório destaca que a China pode atacar todo o território de Taiwan com seu arsenal de mísseis, tanto balísticos como de cruzeiro, e reforçou sua capacidade de executar ataques anfíbios contra a ilha.

Publicidade

Leia também

O ministério taiwanês da Defesa advertiu em outubro que as tensões militares com a China estão no nível mais elevado em quatro décadas, após as incursões de aviões militares chineses à Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) da ilha.

O setor não é o mesmo que o espaço aéreo taiwanês, mas inclui uma área que se sobrepõe com parte da zona de identificação de defesa da China.

As "frequentes ameaças de manipulação da zona cinzenta" por parte da China, como incursões de aviões militares e ciberataques, pretendem "tomar Taiwan sem combate", acrescenta o relatório.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.