Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Terremoto na Indonésia deixa 4 mortos e mais de mil deslocados

Autoridades emitiram um alerta de tsunami que levou a população de várias partes do litoral de Java e Sumatra a se retirarem para partes altas

Internacional|Da Agência EFE

Mulher é vista dentro de casa destruída pelo terremoto
Mulher é vista dentro de casa destruída pelo terremoto Mulher é vista dentro de casa destruída pelo terremoto

Pelo menos quatro pessoas morreram, outras quatro ficaram feridas e mais de mil tiveram que ser tiradas de suas casas após o terremoto de 6,9 graus de magnitude que sacudiu na noite de ontem o mar no estreito que separa as ilhas indonésias de Java e Sumatra, informaram neste sábado (3) fontes oficiais.

Uma das quatro vítimas fatais é uma mulher do município de Lebak, no sudoeste de Java, que entrou em pânico e sofreu um ataque do coração, enquanto outra de 95 anos morreu de fadiga durante a evacuação, segundo detalhou a Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB) em comunicado.

O terremoto causou danos estruturais em mais de uma centena de construções e o município de Pandeglang, o mais próximo ao epicentro, foi o mais afetado com 81 casas e uma mesquita danificada.

O terremoto causou cenas de pânico na capital Jacarta, cerca de 250 quilômetros ao nordeste, e danos em edifícios da cidade de Bandung, a mais de 300 quilômetros do epicentro e no oeste de Java.

Publicidade

Leia também

Em um primeiro momento, as autoridades emitiram um alerta de tsunami que levou a população de várias partes do litoral de Java e Sumatra — as ilhas mais povoadas da Indonésia — a se retirarem para áreas elevadas, mas duas horas mais tarde essa advertência foi desativada.

Epicentro

Publicidade

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que inicialmente estimou a magnitude do sismo em 6,8 graus, localizou o epicentro do terremoto 90 quilômetros ao sudoeste de Pandeglang e seu hipocentro a 42 quilômetros de profundidade.

A Indonésia está sobre o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica com 127 vulcões ativos na qual a cada ano são registrados cerca de 7.000 terremotos, a maioria de intensidade moderada.

Em setembro do ano passado, um terremoto de 7,5 graus sacudiu a ilha de Célebes e originou um tsunami que deixou mais de 2.000 mortos e 200.000 deslocados nas cidades de Palu e Donggala.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.