Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Traficante El Chapo foge pela 2ª vez no México

Quando foi preso, em 2014, ele era o criminoso mais procurado pelo México e pelos EUA

Internacional|

El Chapo começou no crime nos anos 80 como braço direito de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara
El Chapo começou no crime nos anos 80 como braço direito de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara El Chapo começou no crime nos anos 80 como braço direito de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara

O traficante de drogas Joaquín El Chapo Guzmán, líder do Cartel de Sinaloa, fugiu da prisão do Estado do México (centro do país) onde estava desde fevereiro de 2014. É a segunda vez que ele escapa de uma prisão mexicana, segundo fontes oficiais.

Em comunicado, a Comissão Nacional de Segurança afirmou que a fuga aconteceu às 20h52 de sábado (11) e a última vez que ele foi visto foi quando ia ao banheiro da penitenciária. A prisão Planalto é federal e localizada em Almoloya de Juárez, no Estado do México, a 25 km de Toluca, capital estadual, e a cerca de 90 km da Cidade do México.

Segundo a CNS, "ao se prolongar a não visibilidade do interno, se entrou na cela, a qual estava vazia, por isso que imediatamente se emitiu o alerta correspondente pela provável evasão do mencionado recluso". "Assim se iniciou o protocolo correspondente, com o que se confirma a fuga de Guzmán Loera", acrescenta a nota. Para recapturar a narcotraficante, a CNS explica que "se desdobrou uma ação de localização na região e nas estradas dos estados vzinhos".

Nascido em 1957, Joaquín Guzmán Loera, conhecido como El Chapo, começou sua carreira criminosa nos anos 80 como braço direito de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara, cuja detenção em 1989 o levou a fundar sua própria organização em Sinaloa, seu estado natal. Em 1993 foi capturado na Guatemala, país de onde foi extraditado para o México e em 19 de janeiro de 2001 fugiu da prisão de Puente Grande, estado ocidental de Jalisco, a bordo de um caminhão de limpeza graças à ajuda dada por alguns funcionários do presídio.

Publicidade

Sua última detenção, em 22 de fevereiro de 2014, foi considerada o maior golpe contra o narcotráfico no México em uma década, pois Guzmán era o criminoso mais procurado tanto pelo México como pelos Estados Unidos.

Leia mais notícias no R7 Internacional

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.