Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tribunal da Líbia sentencia 45 à morte por assassinatos em 2011

Ministério da Justiça disse acusação é relacionada aos assassinatos cometidos por forças leais ao ex-líder Muammar Gaddafi pouco antes de ele ser deposto

Internacional|Do R7

Em 2011, Libia se dividiu em campos rivais
Em 2011, Libia se dividiu em campos rivais Em 2011, Libia se dividiu em campos rivais

Uma corte de apelações da Líbia sentenciou nesta quarta-feira 45 pessoas à morte por pelotão de fuzilamento por conta de assassinatos cometidos na capital, Trípoli, durante um levante em 2011, de acordo com um comunicado do Ministério da Justiça.

Leia também

O comunicado não dava detalhes sobre o caso, mas uma autoridade do Ministério da Justiça disse ser relacionado aos assassinatos cometidos por forças leais ao ex-líder líbio Muammar Gaddafi pouco antes de ele ser expulso de Trípoli e deposto.

Mais 54 pessoas foram sentenciadas a cinco anos de prisão pelos assassinatos de ao menos 20 pessoas, enquanto 22 pessoas foram absolvidas.

Advogados da defesa e parentes dos acusados estavam presentes para o veredicto, mas os réus não estavam no tribunal. Uma fotografia publicada pelo ministério mostrava dois guardas armados próximos a juízes vestidos de preto dentro do tribunal.

Publicidade

Acompanhe o noticiário internacional do R7

Não se sabe se outras sentenças de morte impostas na Líbia desde 2011, quando a Líbia se dividiu em campos rivais levando a anos de tumultos e conflito armado, foram cumpridas.

Em seu relatório anual mais recente, o grupo de direitos humanos Anistia Internacional descreveu o sistema judicial da Líbia como “disfuncional” e informou que muitos foram detidos desde 2011 sem fiscalização judicial ou meios de contestar a legalidade das detenções.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.