Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia acusa Rússia de lançar bombas perto de reator nuclear de Zaporizhzhia

Companhia estatal ucraniana que administra as centrais nucleares afirma que foram registrados três bombardeios

Internacional|

Ucrânia acusa Rússia de lançar bombas perto de um dos reatores da central nuclear de Zaporizhzhia
Ucrânia acusa Rússia de lançar bombas perto de um dos reatores da central nuclear de Zaporizhzhia Ucrânia acusa Rússia de lançar bombas perto de um dos reatores da central nuclear de Zaporizhzhia

Nesta sexta-feira (5), a Ucrânia acusou a Rússia de lançar bombas perto de um dos reatores da central nuclear de Zaporizhzhia, no sul do país, que está sob ocupação russa desde o início da guerra.

"Foram registrados três bombardeios na noite desta sexta [horário local], perto de um dos reatores nucleares", anunciou no Telegram a companhia estatal ucraniana Energoatom, que administra as centrais nucleares do país.

Uma linha de alta-tensão foi danificada no ataque, o que provocou interrupção em um dos reatores da central, a maior da Europa, de acordo com a nota.

"Há risco de vazamento de hidrogênio e de disseminação de substâncias radioativas. O perigo de incêndio é alto", acrescentou a Energoatom, que ainda não informou se houve vítimas.

Publicidade

Segundo a companhia, os funcionários da empresa russa Rosatom "se apressaram para deixar o local antes do ataque".

A Ucrânia "condena energicamente as ações das tropas de ocupação na central elétrica de Zaporizhzhia", afirmou o Ministério das Relações Exteriores ucraniano em comunicado.

Publicidade

Leia também

Em julho, a ex-república soviética acusou a Rússia de armazenar armas pesadas e munição no recinto da central nuclear.

Quando a usina foi tomada, no início de março, o Exército russo abriu fogo contra os edifícios do lugar, o que aumentou o risco de um acidente nuclear.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.