Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia detém acusado de espionar para a Rússia

Suspeito pelo SBU foi descoberto após oferecer dinheiro em troca de documentos secretos

Internacional|

SBU diz que suspeito foi pego enquanto recebia disco de dados com informações erradas ele acreditava serem secretas
SBU diz que suspeito foi pego enquanto recebia disco de dados com informações erradas ele acreditava serem secretas SBU diz que suspeito foi pego enquanto recebia disco de dados com informações erradas ele acreditava serem secretas (DIDA SAMPAIO/AE)

O Serviço de Segurança do Estado da Ucrânia (SBU) afirmou neste domingo (9) que deteve um ucraniano que trabalhava como espião para a agência militar de espionagem da Rússia, poucos dias depois que um jornalista ucraniano foi preso na Rússia acusado de espionagem.

O suspeito que não teve nome revelado foi descoberto pelo SBU depois que ofereceu a uma autoridade militar sênior da Ucrânia cidadania russa e dinheiro em troca por documentos secretos sobre as capacidades militares da Ucrânia e trabalho com parceiros estrangeiros, afirmou o SBU.

"Ele foi pego por membros do SBU enquanto recebia um disco de dados com informações erradas que ele acreditava serem documentos secretos de natureza militar", afirmou o SBU em comunicado.

Não houve comentário imediato de autoridades russas sobre a prisão. Na segunda-feira, o serviço de segurança da Rússia, FSB, afirmou que prendeu uma autoridade de inteligência ucraniana por reunir informações secretas sobre a defesa da Rússia e órgãos de segurança. A prisão fez a Ucrânia alertar seus cidadãos sobre riscos de viagens pela Rússia.

A relação entre os dois países foi arrasada em 2014, quando a Rússia anexou a península da ucraniana da Crimeia e apoiou separatistas favoráveis a Moscou, no que gerou uma guerra que matou mais de 9.600 pessoas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.