Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia inicia repressão a separatistas do leste

Em Kiev, porém, pessoas protestam contra a medida militar

Internacional|Ansa

Enquanto as autoridades de Kiev dão início a uma ofensiva contra separatistas pró-russos do leste do país, o premiê russo, Dmitri Medvedev, afirma que a Ucrânia está à beira de uma guerra civil.

"O sangue foi derramado novamente na Ucrânia. E o país enfrenta o pressentimento de uma guerra civil", escreveu Medvedev em sua página no Facebook.

"A causa da tragédia ucraniana é que as autoridades legítimas não tentaram ao menos manter a ordem pública quando foram iniciadas as ocupações dos prédios administrativos", comentou.

Nesta manhã, o governo ucraniano deu início a uma operação "antiterrorista" na região de Donetsk e no leste do país, onde há indícios de movimentos que defendem uma anexação à Rússia, como ocorreu recentemente com a Crimeia.

Publicidade

Foram registrados confrontos em Sloviansk, com disparos e explosões, de acordo com a agência Interfax. Fontes locais afirmam que foi deslocado um grande número de soldados e veículos blindados para a cidade.

Aviões ucranianos também atacaram o aeroporto militar de Kramatorsk, ocupado ontem por grupos pró-russos. A decisão de reprimir as manifestações no leste do país, porém, provocou reação em cidadãos ucranianos de Kiev, que se posicionaram diante do Parlamento para pedir a renúncia do presidente interino, Olexander Turchynov, e do ministro do Interior, Arsen Avakov, por considerarem a medida inadequada.

Publicidade

Otan

Por sua vez, o secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Anders Fogh Rasmussen, afirmou que a entidade excluiu a possibilidade de promover uma intervenção militar na Ucrânia.

"Não estamos discutindo opções militares para o país. Continuamos pensando que a solução é política", disse. "A Rússia também deveria parar de ser parte do problema na Ucrânia e começar a ser parte da solução", advertiu. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.