Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uruguai: 100 mil pessoas estão sem luz, a maioria em Montevidéu

Blecaute generalizado de domingo (16) ocorreu depois de 'uma imperfeição na rede argentina'. Cerca de 93% uruguaios já tiveram energia restabelecida

Internacional|Da EFE

Cerca de 100 mil pessoas seguem sem luz no Uruguai
Cerca de 100 mil pessoas seguem sem luz no Uruguai Cerca de 100 mil pessoas seguem sem luz no Uruguai

O Uruguai tem cerca de 100 mil usuários sem energia elétrica nesta segunda-feira (17), a maioria em Montevidéu, após o blecaute de ontem que atingiu o país, a Argentina e parte do território do Paraguai.

Segundo informou a Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas (UTE), às 10h52 local (mesmo horário de Brasília) 98.857 clientes permaneciam com problemas no serviço, o que representa 6,62% dos usuários.

O site da empresa também informou que 1.393.682 clientes (93,38%) já tiveram o serviço restabelecido.

Leia também

O departamento mais afetado foi Montevidéu, com 94.974 pessoas sem luz, seguido de longe por Canelones (sudeste) com 882 usuários, Cerro Largo (centro este) com 577 e Tacuarembó (centro) com 553.

Publicidade

Nos outros 15 departamentos também há usuários sem serviço, embora em menor medida.

O blecaute generalizado que atingiu o Uruguai às 7h06 local de domingo ocorreu depois de "uma imperfeição na rede argentina" que afetou o país sul-americano.

Publicidade

De acordo com a empresa argentina Distribuidora Sur (Edesur), encarregada da rede elétrica de uma parte de Buenos Aires e das zonas sul e sudoeste do cinturão urbano, o blecaute se originou em uma conexão de transporte de eletricidade no litoral leste argentino, entre as usinas hidrelétricas de Yacyretá, de gestão argentino-paraguaia, e Salto Grande, argentino-uruguaia.

O corte afetou o Uruguai, parte do Paraguai e o território argentino, principalmente Buenos Aires e seu cinturão urbano - onde vivem 13 milhões de pessoas.

Publicidade

Em um comparecimento ao lado do presidente da UTE, Gonzalo Casaravilla, o ministro de Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, Guillermo Moncecchi, disse que a falha ocorrida na Argentina "não tem antecedentes pela magnitude" e a classificou de "catastrófica".

Casaravilla, por sua vez, ressaltou a importância de o Uruguai estar interconectado com a Argentina e afirmou que, quando há problemas deste estilo, todos tentam solucioná-lo em conjunto.

"Do ponto de vista energético, o Uruguai é absolutamente autossuficiente e poderíamos nos desligar do ponto de vista energético, mas é uma decisão péssima", concluiu o presidente da UTE.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.