Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alunos da UFMG criam carro que anda 596 km com apenas um litro de gasolina

Próxima meta é conseguir que veículo gaste apenas 100 ml de gasolina em 1.000 km

Minas Gerais|Do R7 com Record Minas

Além de ser um projeto de extensão para alunos, veículo é utilizado em competições
Além de ser um projeto de extensão para alunos, veículo é utilizado em competições Além de ser um projeto de extensão para alunos, veículo é utilizado em competições

Um grupo de alunos da UFMG criou um carro que anda 596 km com apenas um litro de gasolina. Batizado de Milhagem, o veículo poderia, por exemplo, viajar de Belo Horizonte a São Paulo com esta quantidade do combustível, sendo que um carro popular percorre aproximadamente 13 km.

A ideia de criar o veículo surgiu em 2005 a partir da tese de mestrado de um professor de mecânica da universidade. Este é o quatro carro construído pela equipe composta de 17 pessoas. A estudante Luciana Souza Costa conta quais são os diferenciais do veículo.

— Ele tem uma aerodinâmica é muito boa. A gente busca que todos os componentes mecânicos sejam bastante eficientes, que tenha pouca perda de energia por atrito e calor. Além disso, o motor emite menos gases.

Um dos sistemas que contribuem para a economia é o start/stop. A tecnologia desliga o carro em paradas rápidas impedindo que seja injetado mais gasolina no motor quando não é necessário.

Publicidade

Leia mais notícias de Minas Gerais no R7

Apesar de usar pouco combustível, o carro é lento: anda a, no máximo, 25 km/h. Ainda assim, o Milhagem é utilizado em corridas. O piloto é o estudante Michael Felipe. Ele conta como é participar destas competições.

Publicidade

— Tem que olhar pelos lados e conhecer a pista porque não tem vidro na parte da frente. Na corrida um professor vai avisando o piloto quando um carro vai te ultrapassar, por exemplo. Caso você bloqueie essa ultrapassagem você é desclassificado.

A capacidade econômica do Milhagem ainda não existe no mercado mas a esquipe afirma que o objetivo é levar a tecnologia ao extremo para fazer testes. A próxima meta é que seja possível percorrer 1.000 km com apenas 100 ml de gasolina.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.