Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chuvas causam alagamentos e deslizamentos em 37 cidades de Minas Gerais

Ferros já declarou estado de calamidade pública por causa de inundações

Minas Gerais|Da Agência Brasil

Telhados de casas desabaram durante as chuvas em Sabará
Telhados de casas desabaram durante as chuvas em Sabará Telhados de casas desabaram durante as chuvas em Sabará

As chuvas que atingem Minas Gerais levaram três municípios a declarar estado de calamidade pública e quatro a decretar estado de emergência. Segundo a Defesa Civil do estado, seis desses municípios sofrem com inundações: Itanhomi, Palma, Itamonte, Ferros, Inconfidentes e Cristina. Já o município de Sabará tem sofrido com os deslizamentos de terra. Mais 30 cidades mineiras registram problemas por causa das chuvas, mas não decretaram emergência.

Desde o início do período chuvoso em Minas, 1,6 mil pessoas ficaram desalojadas, 681 desabrigadas, dez feridas e uma morreu. Em todo o estado, mais de mil residências foram danificadas pelos temporais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê, entre hoje (23) e amanhã (24), chuvas com potencial de risco em diversas partes de Minas Gerais.As precipitações, que podem variar entre 20 milímetros (mm) e 50 mm, devem atingir as regiões do Vale do Rio Doce, Vale Do Mucuri, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e do Jequitinhonha. Também estão sob risco de temporais o norte e noroeste do estado, além da região metropolitana de Belo Horizonte.

As chuvas intensas, acompanhadas de fortes ventos, também devem atingir, segundo o Inmet, o leste de Rondônia, parte de Tocantins, o Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. Além das precipitações entre 20 mm e 50 mm, com risco de alagamentos, essas partes do país estão sujeitas a ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora, que podem provocar queda de galhos na rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia.

Publicidade

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Publicidade

Para o norte do Espírito Santo, as previsões do Inmet são de temporais ainda mais fortes. De acordo com o órgão, as chuvas podem provocar o transbordamento de rios, inundações e o deslizamento de encostas na região. As precipitações podem variar de 30 mm a 60 mm, nos locais menos atingidos, e chegar até 100 mm, nos pontos com maior incidência.

Na Bahia, de acordo com a Defesa Civil do estado, sete municípios já decretaram estado de emergência, sendo quatro na região metropolitana de Salvador e dois no Recôncavo Baiano. Ao todo, 17,3 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.