Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Detentos que lideraram motim em presídio da Grande BH serão transferidos

Nove pessoas ficaram feridas; presos postaram vídeos na internet fazendo ameaças

Minas Gerais|Do R7 com RecordTV Minas

Detentos publicaram um vídeo com ameaças em uma rede social
Detentos publicaram um vídeo com ameaças em uma rede social Detentos publicaram um vídeo com ameaças em uma rede social

Aproximadamente 20 detentos que lideraram a rebelião na Penitenciária Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, na noite desta segunda-feira (16), serão transferidos para presídios do interior de Minas Gerais, ainda nesta terça-feira (17). O ato foi controlado durante a madrugada desta terça-feira e nove pessoas tiverem ferimentos leves.

Um grupo de 1.210 presos, dos pavilhões quatro, cinco e seis, participaram do levante. Dentro das celas, detentos gravaram um vídeo dentro da cela fazendo ameaças. Durante a noite, eles colocaram fogo em colchões e pediram a saída do diretor da unidade, Rodrigo Machado. Uma jornalista chegou a ser agredida por uma familiar de um preso, enquanto passava informações ao vivo.

Leia mais notícias no Portal R7

Em nota, a Seap (Secretaria de Estado de Administração Prisional) informou que foram detectados focos de incêndio em quatro pavilhões e que não houve fugas. Oito presos sofreram escoriações e um agente teve um corte no supercílio.

Publicidade

A equipe da RecordTV Minas conversou com secretário adjunto da Seap, Robson Lucas da Silva, na tarde desta terça-feira. Ele informou que a situação já foi totalmente controlada.

— Tivemos um movimento que gerou uma tenção ontem, mas conseguimos preservar a manutenção da ordem e evitamos que houvesse um evento de proporções indesejáveis.

Publicidade

Segundo Silva, o Serviço de Inteligência da Seap identificou os detentos que atuaram na liderança do motim e eles serão transferidos, ainda nesta terça-feira.

— O Serviço de Inteligência identificou alguns detentos que atuaram mais ativamente nas lideranças dessas movimentações internas. Obedecendo a critérios técnicos foram identificados, por conveniência da segurança, a possibilidade das transferências.

Publicidade

Dentro das celas, os detentos gravaram e postaram vídeos em redes sociais fazendo ameaças e anunciando a rebelião. Segundo o secretário, essas ações serão investigadas.

— Ontem nós tivemos aqui o acompanhamento dos eventos pela Polícia Civil. O Delegado Regional de Ribeirão das Neves já tomou conhecimento dos fatos e nós vamos encaminhar todo o material disponível na Ceap e a Polícia Civil fará, com o rigor de sempre, as investigações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.