Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dezoito barragens da Vale em MG terão que passar por intervenções

Das 31 estruturas em nível de emergência no estado, 18 precisarão de ações preventivas após as fortes chuvas dos últimos dias

Minas Gerais|Ana Gomes, do R7

Barragem Sul Superior está no nível 3
Barragem Sul Superior está no nível 3 Barragem Sul Superior está no nível 3

Mais da metade das barragens da Vale que estão em nível de emergência em Minas Gerais terá que passar por algum tipo de intervenção por causa das fortes chuvas dos últimos dias.

A notificação para as medidas preventivas nas 18 estruturas da Vale foi enviada, nesta quarta-feira (19), pelo MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) e pelo governo estadual, por meio da Feam (Fundação Estadual de Meio Ambiente). 

No dia 11 de janeiro, a administração estadual solicitou que as mineradoras Vale, ArcelorMittal e Minérios Nacional S/A apresentassem documentos que garantissem a segurança das 31 barragens no período chuvoso.

Com base no que foi enviado, os órgãos constataram que as 18 barragens, todas de propriedade da Vale, apresentam ocorrências que devem ser tratadas para evitar prejuízos no funcionamento.

Publicidade

Três delas estão em nível 3 de emergência, mas, segundo o MP, “não apresentaram danos diretos, apenas foram enfrentadas dificuldades de acesso às estruturas pela empresa”. No caso delas, a Vale terá que tomar medidas para o tratamento dos processos erosivos e para a garantia da manutenção das barragens. As demais barragens não apresentaram nenhum dano, mas a notificação foi feita de forma preventiva.

A mineradora terá dez dias para apresentar as medidas que foram executadas ou um cronograma da previsão das seguintes ações: “mitigar e corrigir os processos erosivos instalados no entorno das estruturas; fazer a manutenção e limpeza dos sistemas de drenagem interna, superficial e do extravasor; reduzir a contribuição pluvial da bacia de drenagem para o reservatório da barragem e garantir a manutenção de rotina da estrutura, realizando inclusive o controle de vegetação”. A Vale informou, por meio de nota, que "avaliará o teor do documento assim que for notificada".

Publicidade

Veja quais são as 18 barragens da Vale que serão notificadas:

• Mina Mar Azul, em Nova Lima: barragem B3/B4 em nível 3;

Publicidade

• Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais: barragem Sul Inferior em nível 1, e barragem Sul Superior em nível 3;

• Mina da Fábrica, em Ouro Preto: barragem Grupo, barragem Forquilha I e barragem Forquilha II em nível 2, barragem Forquilha III em nível 3, e barragem Área IX em nível 1;

• Mina de Alegria, em Mariana: barragem Xingu em nível 2;

• Mina Capitão do Mato, em Nova Lima: dique B e barragem Peneirinha em nível 1, e barragem Capitão do Mato em nível 2;

• Mina de Fábrica, em Belo Vale: barragem Marés II em nível 1;

• Mina Cauê, em Itabira: barragem Santana em nível 1;

• Mina do Pico, em Itabirito: barragem Maravilhas II em nível 1;

• Mina de Abóboras, em Nova Lima: barragem Vargem Grande em nível 1; e

• Mina de Fazendão, em Catas Altas: barragem Dicão Leite e dique Paracatu em nível 1.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.