Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fafich fecha Diretório Acadêmico e proíbe festas após denúncias de tráfico de drogas

Congregação da unidade determinou uma série de medidas para aumentar a segurança

Minas Gerais|Do R7

Diretório vai ser reformado, segundo estudantes
Diretório vai ser reformado, segundo estudantes Diretório vai ser reformado, segundo estudantes

A Congregação da Fafich (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais) decidiu, durante reunião realizada nesta segunda-feira (30) implantar uma série de medidas e ações para garantir a segurança no local. Uma delas é o fechamento do Diretório Acadêmico da unidade para revitalização. O encontro foi organizado após denúncias de tráfico de drogas, assédio sexual e depredação do patrimônio público na área do prédio.

Além disso, os Centros Acadêmicos em funcionamento também passarão por manutenção e renovação. A Fafich prometeu ainda melhorar a iluminação do prédio, pintar a construção e ampliar o efetivo de seguranças. Ficarão proibidas as festas no local, "até que o órgão avalie os critérios e condições para a realização de eventos dessa natureza".

Leia mais notícias no R7 MG

Confira as demais medidas:

Publicidade

* Realização de sindicâncias para apurar responsabilidades em relação ao suposto tráfico de drogas, atos de violência e assédio sexual e depredação do espaço público;

* Construção de uma política de extensão, elaborada em parceria com os diferentes grupos da Fafich e com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), capaz de incluir a comunidade externa de uma forma construtiva;

Publicidade

* Audiência pública com todos os segmentos da comunidade acadêmica da Fafich no dia 8 de abril;

* Consulta pública para definir políticas e indicações sobre a utilização da unidade;

Publicidade

O reitor Jaime Ramírez ressaltou que o momento é "grave e que a “Fafich conta com total apoio da Reitoria”. Ele destacou que a Administração Central está atenta e vai apoiar as medidas aprovadas pela Congregação.

Aulas suspensas

As aulas do curso de história da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) chegaram a ser suspensas na última sexta-feira (27).

Em comunicado enviado aos alunos, o Colegiado de História informou que as aulas ficariam suspensas até as deliberações da Congregação da Fafich. Ainda conforme a mensagem, as razões alegadas para a decisão estão a segurança dos estudantes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.