Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Homem usa indenização da Vale para ampliar projeto social

Helder Lopez mora próximo ao Rio Paraopeba, que foi atingido pelos rejeitos da barragem de Brumadinho; o programa assiste a 300 pessoas

Minas Gerais|Clara Mariz, do R7*, com Regiane Moreira, da Record TV Minas

Projeto beneficia cerca de 300 pessoas em São Joaquim de Bicas
Projeto beneficia cerca de 300 pessoas em São Joaquim de Bicas Projeto beneficia cerca de 300 pessoas em São Joaquim de Bicas

Os R$ 998 mensais que Helder Lopez passou a receber, como forma de indenização da mineradora Vale, após o rompimento da barragem de Brumadinho no início do ano, serviram para que ele pudesse manter em funcionamento um projeto social que ajuda cerca de 300 pessoas e oferece cursos gratuitos, como música e luta. 

Por viver a menos de 1 km da calha do rio Paraopeba, na cidade de São Joaquim de Bicas, na Grande BH, Helder entrou na lista da empresa como beneficiário, assim como ocorreu com outras 102 mil pessoas, e passou a investir o dinheiro no instituto Helder Lopez, que fica no município. 

O homem conta que o instituto já existia antes de ele começar a receber o pagamento da Vale, mas passava por muitas dificuldades e os cursos eram ministrados em uma quadra de esportes.

— Na quadra nós não tínhamos uma estrutura boa, além de termos que dividir horários com outras pessoas.

Publicidade

Com o dinheiro, o projeto passou a funcionar em uma casa, no centro da cidade. Os alunos ajudaram na reforma do ambiente e os cursos foram ampliados graças à aquisição de novos instrumentos. 

Helder ainda tem que receber seis parcelas de um salário mínimo de indenização da Vale. Pelo menos até o fim do ano, o Instituto vai permanecer oferecendo os oito cursos e ele espera que novos apoiadores os ajudem.

Publicidade

— Até o final deste ano nós vamos estamos conseguindo nos manter mas, as portas estão abertas para quem quiser nos ajudar.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.