Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

JBS é condenada a regularizar fábrica em Iturama

Empresa deve conceder intervalos a quem trabalha em câmaras com temperatura negativa 

Minas Gerais|Do R7

Funcionários da indústria devem receber adicional de insalubridade e cumprir intervalo para entrar em câmara frigorífica
Funcionários da indústria devem receber adicional de insalubridade e cumprir intervalo para entrar em câmara frigorífica Funcionários da indústria devem receber adicional de insalubridade e cumprir intervalo para entrar em câmara frigorífica

A multinacional JBS, controladora da Friboi, deve regularizar condições térmicas de um frigorífico em até 48 horas por decisão judicial. A ação, proposta pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), questiona as condições de trabalho na unidade de Iturama, no Triângulo Mineiro.

A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (21). A JBS foi procurada pela reportagem do R7 por telefone e email, mas ainda não respondeu. A JBS é lider mundial em processamento de carne bovina e de aves e possui 200 mil funcionários em 340 unidades ao redor do mundo. 

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Perícias constataram que cerca de 200 empregados trabalham em diversos setores, como câmaras frigoríficas e túneis de congelamento, durante toda a jornada, submetidos a temperaturas de até -17º C.

Publicidade

O procurador do Trabalho que conduziu a investigação, Eliaquim Queiroz, destaca que o limite à jornada de trabalho "é lançado por terra pela conduta da requerida, que ignora a necessidade da pausa para recuperação térmica e também não provê seus empregados dos meios materiais de registro do ponto ou os registra erroneamente”.

A decisão de obrigar a JBS a alterar os procedimentos em 48 horas é do juiz Alexandre Chibante, da Vara do Trabalho de Iturama. Ele determina que os funcionários cumpram parada térmica, recebam adicional de insalubridade e proibição da prorrogação de jornada suplementar em ambiente insalubre, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.