Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jornalista recebe ameaças de morte por escrever matéria sobre desmatamento

Dono de terreno em Barão de Cocais telefonou para a redação com tom ameaçador

Minas Gerais|Do R7

Terreno alvo de denúncia da secretaria
Terreno alvo de denúncia da secretaria Terreno alvo de denúncia da secretaria

Um jornalista do Diário de Barão, em Barão de Cocais, na região central de Minas, recebeu ameaças de morte por causa de uma matéria com denúncias de dano ambiental.

A reportagem apontava que o dono de um terreno foi denunciado pela Secretaria de Meio Ambiente por extrapolar autorização do Conselho Municipal de Meio Ambiente para a retirada de árvores. 

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Na noite de terça-feira (9), o diretor-geral Guilherme Assis recebeu um telefonema com ameaças de morte. A ligação durou quase três minutos e o agressor se identificou como o alvo da reportagem. No dia seguinte, o suspeito ligou novamente e insistiu em se encontrar com o repórter.

Publicidade

Segundo o relato do jornal, "um diretor do grupo ligou em seguida para o autor da ameaça, que reafirmou partes dos termos da ligação e disse que se tratava de "uma questão pessoal", já que seu nome foi citado na reportagem, apesar de ele ter "avisado" para não fazer isso".

O Diário de Barão reafirma que produziu a matéria com base em "documento público". Como não havia segredo de Justiça, não há ilegalidade na divulgação do nome do suspeito de desmatamento ilegal.

O Sindicado dos Jornalistas divulgou nota de repúdio pela ameaça e lembrou a morte recente do repórter Evany José Metzker, em Padre Paraíso. "O Sindicato considera fundamental o empenho das autoridades e a indignação da sociedade para que a ameaça não se efetive. Fatos como este tolhem o livre exercício profissional dos jornalistas e o direito à informação de todos os cidadãos". A Polícia Civil investiga o caso. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.