Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Juiz acusado de vender sentenças para traficantes é ouvido em Belo Horizonte

Amaury de Lima e Souza teria envolvimento com facções criminosas

Minas Gerais|Do R7

Juiz foi detido em junho deste ano, durante operação da PF
Juiz foi detido em junho deste ano, durante operação da PF Juiz foi detido em junho deste ano, durante operação da PF

O juiz Amaury de Lima e Souza, acusado de envolvimento com o tráfico de drogas, está sendo ouvido pelo TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) em Belo Horizonte nesta quarta-feira (17). O depoimento acontece desde as 9h, no Palácio da Justiça, que fica no centro da capital mineira. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, não há previsão de término.

Recentemente, o tribunal abriu procedimento interno para apurar a denúncia de que o magistrado teria recebido dois fuzis. O Órgão Especial do TJMG, formado por 25 desembargadores, autorizou a abertura de inquérito. A Corregedoria Geral de Justiça será responsável pela investigação. A Polícia Federal desconfia que as armas seriam de servidores do sistema carcerário, mas ainda não está claro o motivo do "empréstimo".

Leia mais notícias de Minas no R7

Facções criminosas

Publicidade

A ação penal que apura a conduta do juiz na suposta venda de sentenças e fornecimento de informações sobre processos a traficantes ainda não foi recebida pela Justiça. Se for condenado nesta ação a mais de quatro anos de prisão, ele pode perder o cargo público. No âmbito do TJ, o juiz só pode ser punido com a aposentadoria compulsória. Enquanto está preso, ele recebe normalmente os vencimentos.

A PF investiga o envolvimento do magistrado com os detidos na operação Athos, que desmontou uma quadrilha de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Na ocasião, ele teve um veículo de R$ 200 mil apreendido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.