Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça autoriza demolição de alça norte do Viaduto Guararapes

Em audiência de conciliação, moradores e Defesa Civil entraram em acordo sobre demolição

Minas Gerais|Do R7

Alça norte do viaduto Guararapes desabou no dia 3 de julho
Alça norte do viaduto Guararapes desabou no dia 3 de julho Alça norte do viaduto Guararapes desabou no dia 3 de julho

Em audiência realizada na manhã desta terça-feira (2), a Justiça autorizou a demolição da alça norte do viaduto Batalha dos Guararapes, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Segundo informações do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), a demolição deve acontecer no dia 14 de setembro, como já anunciado anteriormente pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB).

É necessário demolir a alça que restou porque ela foi projetada com o mesmo erro que provocou a queda do viaduto vizinho: falta de aço e dimensionamento incorreto dos materiais.

A Defesa Civil Municipal terá de apresentar, até o proximo dia 10, um relatório que apresente o plano de demolição do viaduto e outro para o trânsito local que será afetado com a operação. Ficou acertado ainda que prédios e casas serão vistoriadas antes e depois da implosão. A primeira vistoria deve ser realizada até o dia 12. Os moradores devem receber todas as informações referentes à implosão, que será feita pela empresa Fábio Bruno Construções, do Rio de Janeiro. A firma foi contratada pela Cowan.

Caso o órgão não cumpra o acordo, a implosão será suspensa. O trabalho de remoção da alça norte será relizado por uma empresa contratada pela Cowan. A demolição foi recomendada pela construtora, responsável pela obra, e que concluiu que foi utilizado dez vezes menos aço do que o necessário para suportar o peso da estrutura.

Publicidade

A limpeza da pista deve levar sete dias, portanto, o trânsito pode ser liberado em 21 de setembro.

Leia mais notícias no R7 MG 

Publicidade

Em agosto, a Justiça vetou a demolição até que fosse realizada uma audiência para discutir com a população imediatamente atingida uma forma para a solução do problema. Essa medida atendeu a uma liminar requerida pelo Ministério Público em ação cautelar.

Relembre o caso

O viaduto Gurarapes, que fica no bairro São João Batista, na região da Pampulha, desabou no último dia 3 de julho. A construção atingiu quatro veículos, sendo um ônibus, um automóvel Fiat Uno e dois caminhões. A motorista do coletivo e o condutor do carro foram atingidos pelos escombros e morreram ainda no local. Outros 22 passageiros do ônibus ficaram feridos e foram socorridos para hospitais da cidade. Entre os feridos, estava a filha da condutora, uma menina de apenas cinco anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.