Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça confirma condenação de petistas em caso ligado ao mensalão

José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério e quatro ex-dirigentes do BMG foram condenados

Minas Gerais|

Valério foi condenado por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro
Valério foi condenado por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro Valério foi condenado por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região confirmou nesta terça-feira (27), a decisão que condenou o ex-deputado José Genoino (PT-SP), o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério e outros quatro ex-dirigentes do banco BMG por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro.

O processo é um braço do mensalão que foi desmembrado pelo ex-ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, e tramitava na Justiça de Minas. Na denúncia, apresentada em 2006, o Ministério Público Federal afirmou que a liberação de recursos pelo BMG ao PT e às empresas ligadas a Valério se deu de maneira irregular porque a situação financeira dos tomadores era incompatível com o valor emprestado e as garantias, insuficientes.

Com relação a Genoino, a pena foi reduzida de quatro para dois anos, 10 meses e 20 dias a ser cumprida em regime aberto. A ele é atribuído o crime de falsidade ideológica por simular empréstimos para camuflar dinheiro ilegal para o PT, que presidia à época.

O advogado de Genoino, Claudio Alencar, disse que vai recorrer da decisão. "No final prevaleceu a tese de que os empréstimos foram simulados, mas isso não é verdade. Todos foram quitados pelo PT", disse. Ele afirmou que não houve determinação do tribunal para que a pena seja cumprida imediatamente.

Publicidade

Marcos Valério oferece delação premiada sobre mensalões do PT e PSDB

Leia mais notícias no Portal R7

Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que defende os ex-diretores do BMG, também disse que irá recorrer da decisão. O mesmo fará Marcelo Leonardo, advogado de Marcos Valério, que ressalta o fato de algumas penas terem sido reduzidas pelo tribunal. A reportagem não localizou a defesa de Delúbio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.