Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Menino autista é a primeira criança de 5 a 11 anos vacinada em MG

Aplicação aconteceu em Vespasiano e foi acompanhada por Zema; segunda criança é uma menina com síndrome de Down

Minas Gerais|Gisele Ramos, da Record TV Minas, com Pablo Nascimento, do R7

Miguel Bittencourt tem 10 anos
Miguel Bittencourt tem 10 anos Miguel Bittencourt tem 10 anos

Um menino autista de 10 anos foi a primeira criança da faixa etária de 5 a 11 anos a receber a vacina contra a Covid-19 em Minas Gerais, nesta sexta-feira (14). Ele é morador de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A Secretaria Municipal de Saúde pegou o nome de Miguel Bittencourt na lista de pessoas com comorbidades e deficiências cadastradas no sistema da prefeitura. Inicialmente, apenas esse grupo será atendido.

O novo grupo infantil foi convocado após a chegada da primeira remessa para a faixa etária no estado. Minas Gerais recebeu 110 mil doses do imunizante da Pfizer. A cerimônia de início das aplicações foi acompanhada pelo governador Romeu Zema (Novo) e pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti.

Gabriela Duarte foi a segunda a ser vacinada
Gabriela Duarte foi a segunda a ser vacinada Gabriela Duarte foi a segunda a ser vacinada

Baccheretti afirmou que o volume de vacinas direcionado ao estado neste mês deve ir além das 370 mil previstas inicialmente pelo governo federal.

Publicidade

Até março, deve haver a distribuição de quase 1,8 milhão de doses, o mesmo número de crianças na faixa etária residentes no estado. "Recebendo em fevereiro o previsto, a expectativa é que a gente chegue a quase todo o grupo de 5 a 11 anos ainda em fevereiro", detalhou o secretário de Saúde.

Leia também

A segunda criança vacinada foi uma menina com síndrome de Down. Gabriela Duarte tem 9 anos. De acordo com a Prefeitura de Vespasiano, foi aberto um frasco com dez doses para o lançamento da campanha.

Publicidade

Em Belo Horizonte, a aplicação começará neste sábado (15), em todos os postos de saúde. A prefeitura estima que a capital mineira tenha aproximadamente 193 mil crianças na faixa etária de 5 a 11 anos.

Até hoje, a vacina era aplicada no Brasil apenas nas pessoas com 12 anos ou mais. De acordo com dados do Governo de Minas Gerais, 91,98% dos moradores do grupo receberam a primeira dose, enquanto 86,38% completaram o esquema com a segunda aplicação e 20,66% já receberam a terceira.

Publicidade

Especialista tira dúvidas sobre a vacinação infantil:

Veja como anda a vacinação pelo Brasil:

Especialistas tiram dúvidas sobre a vacinação infantil:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.