Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pacientes com doença grave ficam sem remédio de R$ 17 mil em Minas

Secretária de Estado de Saúde informou que desabastecimento é pontual 

Minas Gerais|Do R7

Pacientes com hipertensão arterial pulmonar tiveram que interromper o tratamento contra a doença em Minas Gerais. Isso porque o medicamento recomendado está em falta na rede pública de saúde e custa aproximadamente R$ 17 mil na rede privada.

Segundo a dona de casa Rosângela Paes, o remédio é de distribuição gratuita, mas este mês não foi liberado pela Secretaria de Estado de Saúde. 

— Sem o medicamento, eu não consigo viver. Não tem vida porque eu não consigo tomar banho, enxugar é muito cansativo, vestir uma roupa também é muito cansativo. E eu preciso de ajuda na minha casa.

Leia mais notícias no R7 MG

Publicidade

Conforme o médico Ricardo Amorim, a hipertensão pulmonar acontece quando as artérias do pulmão têm alguma obstrução. Isso dificulta a oxigenação do sangue, sobrecarregando o coração. Ainda de acordo com o especialista, a doença é grave e não tem cura.

— O tratamento depende desse tipo de medicação.

Publicidade

Além do custo alto do medicamento, os pacientes não conseguem adquiri-lo diretamente nas farmácias. Conforme Rosângela, para ter acesso ao remédio, o Estado tem que adquirir o medicamento e enviar para a Farmácia de Minas, onde ele é retirado.

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou a falta do medicamento, mas disse que o desabastecimento é pontual.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.