Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF procura por 40 suspeitos de traficar cocaína para Europa

Ação acontece em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraíba, Amazonas e no DF

Minas Gerais|Matheus Oliveira*, da Record TV Minas

Ação acontece em 9 Estados e no Distrito Federal
Ação acontece em 9 Estados e no Distrito Federal Ação acontece em 9 Estados e no Distrito Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Wanderlust para desarticular uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa através de aeroportos internacionais e no tráfico de haxixe no Brasil.

Cerca de 200 policiais federais cumprem 40 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Amazonas e no Distrito Federal.

Também são executadas ordens judiciais para apreensão de 40 veículos, entre embarcações, caminhões, automóveis e motocicletas, e o sequestro de bens com valor estimado em mais de R$ 10 milhões.

O nome Wanderlust é em alusão a uma palavra alemã que significa um desejo intrínseco e profundo de viajar. É formada pela junção das palavras Wander, que corresponde à prática de caminhada ou trilha, e lust, que quer dizer luxúria, ou mais que um desejo, uma vontade profunda.

Publicidade

Investigação

As investigações iniciaram em março de 2019 e identificaram que a organização criminosa recrutava mulheres em diversos Estados do país para atuarem como "mulas" no transporte da droga para a Europa a partir de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e de Curitiba, no Paraná.

Publicidade

Foram realizados diversos flagrantes em aeroportos brasileiros e no exterior, com 25 pessoas presas em flagrante, sendo seis delas em Lisboa, capital de Portugal.

Em uma das ações, a Polícia Federal interceptou em João Pessoa, capital paraibana, uma carga de 1,6 tonelada de haxixe em um veleiro que havia partido do Marrocos, na África.

Publicidade

A operação contou com o apoio da Polícia Federal em Portugal e com acordos de cooperação policial internacional com diversos países para levantamento de informações e diligências no exterior.

* Estagiário sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.