Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pousada foi movida pela força da lama, dizem bombeiros

Segundo a corporação, havia 35 pessoas na estrutura levada pela quantidade de lama. Equipes retomam buscas às 4h desta terça-feira (28)

Minas Gerais|Fabíola Perez, do R7

Bombeiros retomam as buscas por vítimas às 4 horas desta segunda-feira (28)
Bombeiros retomam as buscas por vítimas às 4 horas desta segunda-feira (28) Bombeiros retomam as buscas por vítimas às 4 horas desta segunda-feira (28)

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, que atua nas operações de resgate de Brumadinho, em Minas Gerais, o tenente Pedro Aihara, afirmou nesta segunda-feira (28) que a pousada Nova Instância foi removida pela força da lama originada com o rompimento de uma barragem de mineração da Vale na cidade na sexta-feira (25). "A edificação foi completamente movida", diz. 

Segundo Aihara, os bombeiros fizeram um acesso e diversas varreduras onde estava a pousada, porém, com as operações ficou comprovado que a estrutura foi levada. Havia pelo menos 35 pessoas no local. Em relação ao segundo ônibus encontrado, o Corpo de Bombeiros afirmou que retomou as buscas por vítimas nesta segunda-feira às 4h.

Leia mais: Bombeiros encontram segundo ônibus soterrado em Brumadinho 

"Avançamos com esse trabalho a noite, mas pelas condições de falta de luz só conseguimos dar continuidade na madrugada de hoje, precisávamos de aparelhos de iluminação. A operação estava insustentável, não existia oferta de luz e tivemos que encerrar", afirmou. "Com ferramentas de corte conseguimos abrir um acesso, mas não dá para retirar o ônibus no momento."

Publicidade

Até o início da manhã dessa segunda-feira, o número de mortos chegou a 58. Entre os corpos localizados, somente 19 foram oficialmente identificados. As informações apontam ainda que 361 pessoas foram localizadas e 192 resgatadas pelas operações. O número de desaparecidos chegou a 305 devido às novas manifestações de familiares.

Legado de Mariana

Publicidade

A tragédia em Brumadinho já é considerada um dos maiores desastres ambientais do país. O acesso aos locais atingidos pela lama é realizado basicamente por helicóptero. "É extremamente difícil para se deslocar", diz Aihara. "Esperamos o nível da lama baixar um pouco. A partir do momento que começamos a fazer um trabalho de escavação, fazemos um isolamento para um acesso. Um militar sozinho não consegue se locomover."

Leia também

O tenente explicou ainda que, apesar das dificuldades, o Corpo de Bombeiros tem a experiência de atuar em situações como essas em função do rompimento da barragem em Mariana, também em Minas Gerais. "Trazemos como experiência a doutrina de busca, utilização de recursos tecnológicos, georeferenciamento, o conhecimento de para onde os corpos foram levados, onde estão os maiores locais de retenção que detem o curso da lama."

Publicidade

Diferente de um soterramento tradicional com uma estrutura de concreto, a lama que atingiu Brumadinho bloqueia a entrada de ar, dificutando a sobrevivência das vítimas. "A lama veda completamente a entrada de ar." Quando a lama sedimenta, segundo o porta-voz dos Bombeiros, facilita a locomoção das equipes e permite o uso de máquinas pesadas.

"Em 48 horas não operamos com máquinas pesadas, depois disso já conseguimos utilizare esse equipamento", disse o tentente em entrevista à GloboNews. Em relação ao grupo de cerca de 130 militares, médicos, engenheiros, bombeiros e técnicos de Israel que começa a atuar na manhã desta segunda-feira na cidade, o tenente afirmou que se trata de uma ajuda bem-vinda. "As operações dos israelenses será coordenada por nós também. Teremos reuniões de alinhamento para definir os trabalhos", diz Aihara.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.