Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeita reeleita é cassada por usar influência com diretores de escola para conseguir votos

Áudios comprovam a ação da chefe do executivo de Santa Luzia (MG)

Minas Gerais|Do R7 com Record Minas

Prefeita continua no cargo até o final deste ano
Prefeita continua no cargo até o final deste ano Prefeita continua no cargo até o final deste ano

A prefeita reeleita de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, e o vice dele tiveram o registro cassado pela Justiça, nesta sexta-feira (2). A acusação é de que Roseli Ferreira Pimentel (PSB) e Fernando César de Almeida Nunes Resende Vieira (PRB) agiram com abuso de poder político durante as eleições.

A decisão da juíza eleitoral de Santa Luzia, Arlete Aparecida da Silva Coura foi fundamentada na ação de investigação judicial eleitoral proposta pelo candidato Cristiano Xavier (PSD). Ele denunciou que Roseli Ferreira teria abusado do poder político, colocando diretoras de postos de saúde e de escolas para trabalharem na campanha.

Leia mais notícias no Portal R7

A prefeita chegou enviar recados pelo celular que, segundo a juíza, comprovaram o abuso. Os áudios foram repassados nos grupos em aplicativos de mensagens para diretores de escolas da cidade. As gravações revelam que Roseli procurava aliados e precisava de reforços para garantir a eleição.

Publicidade

— Não é só ficar aqui falando no grupo que estamos juntos rumo à vitória não. É ostensivo mesmo. É ir para rua mesmo. É mapear, é conversar com pai de aluno.

Em outro trecho, a prefeita diz que o sucesso da campanha não dependia só dela.

Publicidade

— Eu acho que não caiu a ficha de vocês ainda. Estou falando que a campanha não depende só de mim. Vocês são trinta pessoas só em direção de escola. Fora os que trabalham com vocês e os pais que trabalham com vocês. Fora família e um monte de gente. Vamos começar agora a ir para cima e, assim, é com força!

Em outra gravação, Roseli, prevendo a cassação da candidatura, envia uma mensagem de alerta para a diretora de uma escola.

Publicidade

— Você está convidando pais para uma carreata no WhatsApp? Isso aí já está nas redes sociais. Isso dá cassação, você sabia? Vamos consertar isso!

Além da cassação dos registros da prefeita e do vice, a Justiça determinou que ele vão ter que pagar uma multa a cada um dos candidatos e os declarou inelegíveis nos próximos oito anos, a contar a partir do dia 2 de outubro de 2016. Roseli Ferreira continua no cargo, já que assumiu a prefeitura no início de 2016 depois, que o ex-prefeito Calixto morreu, vítima de um aneurisma cerebral. Mas a candidata eleita neste ano está proibida de tomar posse no dia 1º de janeiro de 2017.

Procurada, a prefeita de Santa Luzia não respondeu nenhuma das ligações. A decisão de Justiça ainda cabe recurso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.