Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de BH vai usar carro inteligente para fiscalizar rotativo 

Veículo tem uma câmera que é capaz de capturar imagens em 360º, registrar as placas de carros que estão no entorno e pesquisar quais estão regulares

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Sistema digital funciona desde 2018
Sistema digital funciona desde 2018 Sistema digital funciona desde 2018

A BHTrans (Empresa de transportes e Trânsito de Belo Horizonte) pretende usar um carro inteligente para fiscalizar as vagas do estacionamento rotativo da cidade a partir do segundo semestre de 2019.

O veículo que está nos planos da prefeitura tem uma câmera no teto que capta imagens em 360°. O mesmo sistema já começou a ser testado em São Paulo capital no final de 2018.

De acordo com José Carlos Mendanha, diretor de sistema viário da BHTrans, os sensores do carro são capazes de captar as placas de todos os veículos que estiverem no seu entorno e identificar quais não estão pagando para usar as vagas rotativas.

— O sistema consegue identificar a situação da placa e alertar o fiscal. Assim, em poucos toques em uma tela, o agente de trânsito vai conseguir notificar o motorista infrator.

Publicidade

Rotativo digital

O uso da tecnologia só será possível porque Belo Horizonte já usa o modelo de estacionamento rotativo digital. Com ele, os motoristas compram créditos por meio de um aplicativo de celular quando forem usar alguma vaga, deixando de lado a necessidade do antigo talão.

Publicidade

Veja como usar o rotativo digital, mesmo sem um smartphone

Para Medanha, o investimento na digitalização é importante para aumentar o número de pessoas que usam as vagas obedecendo a lei e, assim, aumentar as oportunidades de estacionamento.

Publicidade

Segundo dados da BHTrans, o índice de regularidade, ou seja, de pessoas que pagam corretamente para usar o rotativo, saltou de 18%, em 2017, para 41%, em 2018, ano em que o sistema digital passou a ser usado.

— Não sei se eles estão usando mais pela comodidade de fazer tudo pelo celular ou se estão com mais medo de serem multados. Mas o que percebemos é uma melhoria nos números.

Com o uso do carro inteligente, o objetivo da BHTrans é que este índice chegue à 75% nos próximos anos, número maior mesmo do que de cidades europeias como a França.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.