Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

 Professora voluntária traz idosos de volta para a sala de aula

Projeto alfabetiza mulheres, no Aglomerado Alto Vera Cruz, na região leste de BH

Minas Gerais|Do R7

Um projeto no Aglomerado Alto Vera Cruz, na região leste de Belo Horizonte, oferece aulas de alfabetização a idosos que queiram aprender a ler e escrever. A professora voluntária Helena Queiroz dedica suas quartas-feiras a ensinar um grupo de mulheres, no Centro Cultural Meninas de Sinhá. 

— Cada uma tem uma realidade completamente diferente, no que se refere ao motivo que as levaram a não frequentar uma escola. Mas com essa oportunidade, elas estão agarrando com todas as forças.

Leia mais notícias no R7

Em pouco mais de dois meses, elas já aprenderam o abecedário e agora começam a juntar letras para formar palavras. Para dona Dorvalina de Oliveira, aluna do projeto, cada dia é uma vitória e não pensa em desistir de jeito nenhum.

Publicidade

— Para mim é a maior alegria do mundo! Estou gostando demais das aulas.

Sonho

Publicidade

Domingas Ferreira Diniz, natural de Alateia, no norte de Minas, é aposentada e tem 80 anos. Hoje, tem sete filhos, 30 netos e 21 bisnetos e não teve oportunidade de estudar. Viúva há 45 anos, ela veio para Belo Horizonte e trabalhou durto para criar a família. 

— Carreguei até pedra, no bairro Santa Efigênia, tijolo, para ganhar uns trocados para comprar coisas para meus filhos comerem. 

Publicidade

A idosa é mais motivo de orgulho de todos. Ela, que já entende algumas palavras ao tentar ler, está empenhada nos estudos. O bisneto, João Victor Costa, conta que se sente feliz em ver o progresso de dona Domingas.

— Realizou o sonho dela. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.