Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Universidade divulga medidas para armazenamento de água em Viçosa

Prefeitura da cidade decretou situação de emergência e implantou rodízio

Minas Gerais|Do R7

Poços artesianos serão perfurados imediatamente na Universidade
Poços artesianos serão perfurados imediatamente na Universidade Poços artesianos serão perfurados imediatamente na Universidade

Depois de decretar situação de emergência por causa da seca e determinar rodízio de abastecimento de água, a cidade de Viçosa, na Zona da Mata, busca alternativas para garantir o serviço durante o período de estiagem. Na última quinta-feira (22), o prefeito Ângelo Chequer e representantes da UFV (Universidade Federal de Viçosa) se reuniram para debater metas estipuladas pelas instituições.

Conforme a reitora Nilda Soares destacou, a UFV se empenhou em três ações que terão resultados a curto prazo, citando o aumento da capacidade da represa, a construção de poços artesianos e a implantação de maiores reservatórios de água nos edifícios do campus.

Estudos feitos por engenheiros da Universidade concluíram que é possível aumentar a capacidade de armazenamento da represa do Supermercado Escola com a elevação da mureta da barragem. A obra deve começar já na próxima semana, mas depende da autorização da Supram (Superintendência Regional de Regularização Ambiental) de Ubá. A intervenção vai possibilitar crescimento de 12% na capacidade de retenção do reservatório.

Além disso, a UFV avançou nos trabalhos de análise dos mananciais subterrâneos do campus e dois poços artesianos serão perfurados imediatamente. No segundo semestre, haverá processo licitatório para contratar uma empresa para produção de outras cisternas.

Situação da seca no Estado é crítica. Copasa convocou população a fazer economia de 30% de água:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.